Saúde

Sistema de Avaliação da Saúde e Segurança desenvolvido pelo SESI PB é nacionalizado

O ASSTI está implantado nos 26 estados e no Distrito Federal, e já atendeu mais de 6.600 empresas do país


11/05/2024

Assessoria



O SESI da Paraíba desenvolveu um sistema para apoiar empresas e transformar ações de promoção da saúde e segurança do trabalho em resultado e crescimento, o Sistema ASSTI.

Em março deste ano, o Sistema da Avaliação da Saúde e Segurança em trabalhadores da Indústria – ASSTI foi nacionalizado. A oficialização aconteceu mediante a assinatura de um Termo de Ajuste Administrativo entre o SESI Paraíba e o Departamento Nacional da Instituição.

Com isso, o ASSTI, já implantado em todo o Brasil, já atendeu mais de 6 mil empresas, identificando as necessidades dos trabalhadores relacionadas à saúde e segurança, e subsidiando a proposição de soluções que melhor atendem às demandas das empresas nessa área. Além disso, o acompanhamento de indicadores e índices permite monitorar a efetividade das intervenções e serviços que foram realizados, concorrendo para avaliação de impacto (curto prazo) e de produto (longo prazo).

O Sistema possui uma metodologia robusta visando gerar maior eficiência na gestão das ações que impactam o que mais importa: a saúde e a segurança dos seus trabalhadores.

Nesta sexta-feira, (10/05), a equipe da gerência Executiva de Saúde e Segurança na Indústria do SESI PB, participou de uma videoconferência, onde foi realizada uma Assistência Técnica do ASSTI, para os departamentos regionais da instituição.

Na ocasião, a equipe apresentou ainda novas estratégias visando a aplicação do Sistema para aplicação nas empresas dos mais diversos setores.

Como o ASSTI é aplicado nas empresas?

O funcionamento do ASSTI acontece em seis etapas, inicialmente é feito o planejamento e a coleta de dados, e na sequência a análise e priorização, a elaboração de plano de intervenção, a execução e acompanhamento dos indicadores e a reavaliação.

E apresenta o desempenho da empresa sob 7 dimensões, 46 indicadores e 3 índices: Índice de Produtividade, Índice Geral de Estilo de Vida e o Índice de Cultura de Segurança.

Informações adicionais podem ser obtidas no site: https://asstisesi.com.br/# 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //