Saúde

Síndromes gripais em crianças: prevenção e tratamento adequado são aliados dos pais

Confira as recomendações do médico pediatra da Unimed João Pessoa, Constantino Cartaxo


18/01/2022

(Foto: divulgação/Unimed-JP)

Portal WSCOM



Prevenir é a palavra-chave para tentar proteger as crianças da gripe. E as medidas já estão bastantes conhecidas da população, pois são as mesmas para a prevenção da covid-19: evitar aglomeração e ambiente fechado, usar máscara e higienizar mãos e objetos.

Essas são as recomendações do médico pediatra da Unimed João Pessoa, Constantino Cartaxo. Ele disse ainda que o uso de máscaras deve ser a partir dos dois anos de idade. “Se a criança se adapta bem à máscara, deve usá-la a partir dos dois anos, nunca antes disso. Mas, a partir dos quatro anos, ela deve ser obrigatória, para que a criança tenha essa proteção. Essa máscara tem que ser trocada sempre que estiver suja, úmida ou depois de algumas horas de uso”, explicou.

Com a proximidade da volta às aulas, o médico recomenda ainda que seja observado o distanciamento na escola, além de todas as outras medidas. “Se a criança tiver sintomas como coriza, tosse ou febre, não mandar para a escola por um período de cinco a sete dias”, disse.

 

E se a criança adoece, o que fazer?

Constantino Cartaxo explicou que quando houver sinais de desconforto respiratório, cansaço e falta de ar, especialmente se não tiver febre associada, os pais devem procurar o pediatra da criança ou um hospital. Se a criança tiver esses sintomas associados à febre, a conduta é tratar com antitérmico, nebulização e lavagem nasal, sempre observando e mantendo o médico da criança informado em caso de alteração. Se a febre persistir, o hospital deve ser procurado.

“Os pais não devem se assustar com a gripe. Devem seguir a conduta de acordo com o caso do filho, se com ou sem febre. É muito importante que o cartão de vacinação esteja em dia, inclusive com a vacina da gripe. Caso a criança já esteja na faixa etária adequada, também deve tomar a vacina contra a covid”, esclareceu.

 

Consultas on line

Unimed João Pessoa, maior plano de saúde do Estado, oferece ainda a consulta on line. A teleconsulta da Unimed JP disponibiliza consultas em pediatria (a partir dos 2 anos) em casos de síndromes respiratórias e suspeita de covid-19. O atendimento é realizado pelo médico de plantão todos os dias da semana, das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30. O agendamento pode ser feito no site da Unimed JP (www.unimedjp.com.br) ou por telefone (2106-0630).

 

Hospital Infantil

Unimed JP tem ainda um hospital pediátrico referência no Estado para atendimento às crianças. O Hospital Pediátrico Unimed JP está localizado na Avenida José Américo de Almeida, 1338, Torre (próximo ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley).

 

Sobre a Unimed JP – A Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //