Música

Seu Jorge e AbradOsZoio tocam no segundo dia de Extremo Cultural

Extremo Cultural


17/01/2015



Seu Jorge é a atração da segunda noite do projeto Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro, neste sábado (17), no Busto de Tamandaré, em Tambaú. O sambista carioca sobe ao palco às 22h para apresentar músicas do último álbum de estúdio, “Músicas Para Churrasco – Vol. 1”. Sucessos como “Amiga da minha mulher”, “Burguesinha”, “Carolina” e “Zé do Caroço” estão no repertório. A banda de rock pessoense AbradOsZoio fará o show de abertura, às 20h.

O cantor, que comandou a virada do ano das areias de Copacabana (RJ), volta de uma turnê da Austrália direto para João Pessoa. A sua última passagem pela cidade foi em novembro de 2013, quando se apresentou em uma casa de shows em Manaíra. O CD, lançado em 2013, foi vencedor do Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Pop” e reúne samba, funk, groove e metais.

Carreira – Seu Jorge define a si mesmo como um cantor e compositor popular que gosta de inúmeros gêneros musicais, mas cujo fundamento é o samba. “O samba é a nossa verdade, nossa particularidade, nossa medalha de ouro, nosso baluarte, nosso estandarte brasileiro”, diz. Nasceu e se criou em Belford Roxo (RJ), convivendo com as rodas de samba cariocas, e logo cedo já sabia que queria ser músico.

Descoberto pelo clarinetista Paulo Moura, quando morava na rua e iniciava seu contato com o teatro, alcançou a primeira realização como músico em 1998. Integrou a banda Farofa Carioca e lançou o disco “Moro no Brasil” em Portugal, no Japão e no Brasil. Em 2001, lançou o primeiro disco-solo, “Samba Esporte Fino”, seguido de “Cru” (2003). Em 2004, nasceu o “DVD MTV Apresenta Seu Jorge”.

Por dois anos consecutivos (2003 e 2004), o cantor carioca ganhou o prêmio APCVA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Cantor. Lançou o disco na França e Inglaterra, sendo aclamado pelo público e mídia especializada, como a revista “Rolling Stone”. Nesse período, tocou na Praça da Bastilha, em Paris, ao lado de Gilberto Gil, Caetano, Lenine, Daniela Mercury e Jorge Ben Jor.

Em julho de 2010, lançou o disco “Seu Jorge & Almaz”, resultado do encontro com os músicos Lúcio Maia, Pupillo e Antônio Pinto. Após o enorme sucesso de “Músicas pra Churrasco – Vol. 1”, em 2012, Seu Jorge registrou em DVD o show da turnê ao vivo na Quinta da Boa Vista (RJ), com participações de Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Racionais MC’s, Sandra de Sá, Trio Preto + 1 e da sua filha, Flor de Maria.

AbradOsZoio – Surgida em 2011, a AbradOsZoio é uma das mais originais bandas do atual cenário pop-rock paraibano – e elogiada por grandes da música brasileira, como Jairzinho, Chico César e Cátia de França, de quem fez versões. “Cátia chegou a nos considerar seus herdeiros musicais”, orgulha-se Yuri Carvalho, o vocalista.

Em 2012, o grupo gravou “Cidade das Neves”, álbum financiado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), com dez faixas autorais e de parceiros, como Kennedy Costa, Júnior Targino, Pedro Osmar e Acelino Madeira, que presta uma homenagem a João Pessoa do design de capa às letras das músicas.

O nome AbradOsZoio é uma contração malandra de “abra seus olhos”. O grupo, que nasceu como Banda Vuô, trocou de nome para abraçar a atual proposta musical. “O reggae, maracatu e baião estão na nossa origem, mas o funk-rock-soul-oxente são a nossa assinatura”, define Yuri.

A banda é formada atualmente por Murilo Albuquerque (baixo), Pedro Medeiros (guitarra e direção musical), Lucas carvalho (sanfona), George Glauber (bateria), além de Yuri. Neste show, eles vão homenagear as referências da terra que sempre os inspiraram, como Cátia de França (com “Kukukaya”), Chico César (“À primeira vista”) e Vital Farias (“Ai que saudade d’ocê”) e tocar músicas do próximo trabalho: “Foi massa”, “Vem ver a tribo dançar”, “Coco pra Vó Mera”, “Mana”, “Essa é pro santo”, “Ednamay for me” e “Vem no vento (parceria com Pedro Osmar).

Programação do Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro

17/01
20h – AbradOs Zoio
22h – Seu Jorge

24/01
20h – Val Donato e Os Cabeças
22h – RPM

31/01
20h – Mirandinha e Pura Raiz
22h – Grupo Revelação

Cultura popular (no Largo da Gameleira, em Tambaú):

17/01
17h – Emboladoras Lindalva e Teresinha
18h30 – Afoxé Liberdade Negra

24/01
17h – Lapinha Jesus de Nazaré
18h30 – Ciranda do Sol do Mestre Mané Baixinho

31/01
17h – Boi de Reis Estrela do Norte do Mestre Pirralhinho
18h30 – Maculelê da Capoeira Angola Comunidade



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //