Saúde

Walter Santos avalia importância do SUS, a Saúde no Brasil e a realidade inacessível da saúde pública nos EUA


05/04/2020

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Por Walter Santos



A dura realidade do SUS no Brasil, que garante transplantes, mas vai mal Versus o pior: nos EUA, a saúde americana é privada e sem acesso popular por ser muito cara

A pandemia do Coronavírus no mundo, em especial no Ocidente via Europa, Estados Unidos e Brasil mostra a quem quer ver o grave problema da saúde pública, ou seja, a nova realidade do vírus começa a provar que a privatização da saúde é um desastre, sobretudo para a maioria da população e, numa dimensão maior da economia, que não há saída para o mundo e a Saúde sem a presença do Capital do Estado socorrendo a todos, inclusive os ricos.

Chegou a hora, aliás faz tempo, a grande maioria dos brasileiros precisa saber de cor e salteado, que o SUS brasileiro, imitação do Reino Unido, embora seja mal tratado pelo Governo de Plantão, é muito mais eficiente e estruturado do que toda a base estrutural pública de saúde inexistente nos EUA.

POR QUE OS MÉDICOS RELUTAM

Ninguém de juízo ignora a importância da existência do mercado médico-hospitalar privado, há tempo com grandes referências, inclusive em João Pessoa. E precisa existir, sim, sem dúvidas nenhuma.

Entretanto, tomando como referência a grande massa de Pessoas e/ou população carente não há outra saída que não seja fortalecer o SUS e a rede hospitalar pública porque do contrário é o caos humano.

Se isto é verdadeiro, por que ser contra o SUS?

NOS EUA, O CAOS PÚBLICO

A verdade precisa vir à tona com intensidade: o fato é que a realidade da saúde pública nos EUA em plena fase de Coronavírus é desalentadora, pois é em solo americano onde se pratica todos os maiores Lobbies possíveis para impedir a existência de estrutura de assistência pública no setor, o que agora faz muita falta em nome do humanismo daí os altos índices de mortalidade naquele País.

Numa versão inversa de abordagem podemos garantir que o sistema privado de saúde nos EUA é sério e grave problema por que a maioria da população não tem dólares para pagar sequer uma consulta.

O INCOR É SUS, É PÚBLICO

O maior e melhor hospital de cardiologia no Brasil atende pelo nome de INCOR, conectado com o Hospital das Clínicas em São Paulo e por lá são atendidos todos os casos de pobres, classe média ou ricos com a RG porque é bancado pelo SUS sem nenhuma interferência política.

É esta realidade que o Brasil precisa saber.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //