Paraíba

Serenata do Frevo homenagem Folia de Rua Patrimônio Cultural Imaterial


30/01/2013



Hoje o Bairro de Tambiá será tomado pelo lado lírico do carnaval com a presença de Pierrô e Colombina. Desde o último domingo, o bairro já respira carnaval, já que foi iniciada a programação do bloco Tambiá Folia com a tradicional feijoada. Já nesta quarta-feira será realizada a serenata do bloco.

A serenata reúne ritmos como marchinhas e Frevo buscando preservar esse outro lado do Carnaval e de sua beleza a partir das 19h na Praça João Vinagre com a participação da Orquestra de Frevo Paraiba Tropical, do Maestro Kiko.

A versão Tambiá Folia 2013 faz uma homenagem ao Tombamento do Folia de Rua como Patrimônio Cultural Imaterial,onde foi reconhecido através do Projeto do Vereador Marcos Vinicius Lei 1.786 de 27 agosto 2012 na Câmara de Vereadores de João Pessoa. “Com isso vai manter vivo, seguro e forte o Folia de Rua”.

Como todo ano, o bloco desenvolve uma série de ações voltadas para a cidadania e Direitos Humanos a exemplo da escolha de um tema para ser o da campanha a nível de conscientização, prevenção, denúncia. Esse ano foi escolhido Trabalho Infantil Doméstico, pois o Brasil vai sediar a 3ª Conferencia Mundial e precisamos mudar essa realidade de inúmeros jovens que estão em situação que vai de encontro ao Decreto das piores Formas de Trabalho Infantil.

Percurso da alegria e do som

Atração Beto Movimento e Banda

Trio Axé Mania

Orquestra de Frevo Paraiba Tropical Maestro Kiko

Concentração: Botto de Menezes ao Lado Posto João Paulo II

Horário: 19h

Saída prevista para às 21h

Encerramento: 1h

O Bloco

 

O bloco que leva o nome de um dos bairros mais antigos e tradicionais com uma belíssima e rara riqueza de lindas casas e prédios tombados pelo patrimônio, já diz a sua importância para a história da Cidade de João Pessoa, o Tambiá Folia. O bloco comemora em 2013, 14 Anos de participação, como bloco oficial de uma das maiores Previas Carnavalescas do Brasil, o Folia de Rua, que há mais de duas décadas se tornou uma das maiores manifestações culturais, musicais e artísticas de João Pessoa .

O bairro já respira Carnaval desde o último dia 27 quando foi a realizado tradicional Feijoada o Bloco, que teve como atração Beto Movimento e banda, e a Orquestra de Frevo Paraiba Tropical, com a participação da Diretoria do Bloco, convidados, moradores do Bairro Tambiá e Foliões.

Criado em 1998 por moradores do bairro de Tambiá, o bloco começou timidamente como uma festa de amigos e não tinha nenhuma pretensão além de comemorar o carnaval. A festa foi crescendo e hoje o bloco já faz parte do calendário Oficial do Folia de Rua e da Historia desse momento Momesco da capital paraibana.

História

Morador do bairro , o articulador cultural Marcos Vinícius Nóbrega, foi um dos maiores incentivadores da oficialização do bloco Tambiá Folia, e do surgimentos de outros Blocos no Bairro de Tambiá como o Bloco Fazendo Amigos , durante muito tempo,os que viveram o auge dos Carnavais passados deixaram de sorrir, viram fugir de cada um a alegria e a animação do reinado do Momo no Bairro de Tambiá. Toda essa nova realidade e graças a participação dos moradores e da diretoria do Bloco que não mede esforços para levar para as Ruas e avenidas do Bairro de Tambiá a beleza e a magia do Carnaval e assim estimular a aproximação entre os moradores e garantir um carnaval saudável para os moradores do bairro, que antes eram obrigados a se deslocar para outros bairros no período carnavalesco.

Acostumado a incentivar e apoiar a realização de manifestações populares, a exemplo do evento Festa na Roça, organizado durante o São João no clube do bairro, o Astréa, Marcos Vinícius começou a articular a ideia de criação do bloco Tambiá Folia.

Antigos e novos moradores, de diversas faixas etárias, e formação profissional, se uniram aos boêmios e à orquestra de Frevo. Profissionais liberais, intelectuais, ambientalistas, donas de casa, crianças, passaram a percorrer as Ruas e avenidas do bairro de Tambiá. As adesões foram aumentando e o bloco cresce a cada ano.

Tradicionalmente, a diretoria do bloco organiza uma série de atividades que antecede o dia oficial da folia. Segundo um dos membros da diretoria, Sérgio Roberto, o ponto alto dessas atividades é a já tradicional feijoada, que foi realizada no último dia 27. É nesse momento que se faz o lançamento do Estandarte, e da Decoração das Ruas.

Com uma arquitetura que mistura o novo com o arcaico, a origem do nome ‘Tambiá’, o bairro criado em 1782, se confunde com a história de um dos recantos da cidade mais agraciados pela natureza, e que está localizado no bairro onde acontece a folia, o Parque Arruda Câmara, mais conhecido como Bica.

A história conta que a origem de Tambiá é uma forma de homenagear um guerreiro indígena, Tambiá, morto por membros de uma tribo Potiguara, envolvido em uma história de amor com a índia potiguar Aipré, filha de um cacique e valente guerreiro Cariri. A inimizade entre as duas tribos impedia o casamento. Feito prisioneiro, Tambiá recebeu como "esposa da morte" a filha do inimigo. O guerreiro foi executado na floresta, e sua amada Aipré chorou sobre a sua tumba durante cinquenta luas. Do seu pranto originou-se a fonte do sítio onde está localizada a Bica, que a partir de então passou a chamar-se Tambiá.

Percurso: Av. Botto de Menezes, Av.. Bandeirantes, Mons. Walfredo Leal, Dep. Barreto Sobrinho, Filipéia, entrando na rua Juvêncio Carneiro, até chegada a praça prefeito Manoel Moreira da Nóbrega.

HINO DO BLOCO”TAMBIÁ FOLIA”

No folia de rua, Aipré mandou dizer,
Tambiá tá presente
Não quer ver ninguém parar,
Folia é viver um grande amor Tambiá
Trago no coração, o coração da cidade;
De uma lenda de amor fiz um dia
Um “Tambiá Alegria”
Porque Aipré quer ver, meu bloco passar;
Folia é viver um grande amor tambiá
O bairro mais antigo tem
A mais verde das domingueiras
Das tradições, e um povo guerreiro;
Heróis de moças namoradeiras
Quem quiser que venha, com trabalho;
Fazendo amigos, fazendo amigos…
Que esse lugar é João Pessoa
Bem mais bonita, bem mais folia, bem mais Tambiá;
No folia de rua, Aipré mandou dizer,
Tambiá tá presente
Não quer ver ninguém parar,
Folia é viver um grande amor Tambiá
A lenda conta que Aipré Virgem potiguara
Se apaixonou pelo guerreiro Tambiá
Valente Cariri, terror da Borborema.
Quando o guerreiro Tambiá morreu
Ela chorou 50 luas, suas lágrimas conta a lenda;
Deram origem a fonte da bica do Tambiá
No folia de rua, Aipré mandou dizer,
Tambiá ta presente
Folia é viver um grande amor Tambiá.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //