Política

Senador Vital do Rêgo parabeniza Rio Tinto por aniversário de emancipação políti

Vital do Rego


06/12/2013

Comprometido com o desenvolvimento de todos os municípios paraibanos, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) parabenizou a cidade de Rio Tinto pelo transcurso de seu aniversário de 57 anos de emancipação política comemorado neste dia 6 de dezembro.

Vital revelou que sempre teve um carinho especial pela cidade de Rio Tinto, que hoje ocupa papel importante na economia da Paraíba e que cresce a cada ano com seu comércio pujante. Dirigindo-se especialmente a população, o senador enfatizou que Rio Tinto é uma terra rica, e de um povo bravo e acolhedor.

Ele também fez menção a alguns líderes políticos da cidade e citou como exemplo, o ex-prefeito e líder político incontestável, Marcos Gerbasi, um dos melhores administradores que a municipalidade rio-tintense já teve. “Com muita alegria que manifesto os meus parabéns e esse município que está em meu coração” disse

Na condição de senador, Vital já conseguiu importantes benefícios para Rio Tinto, além de articular a liberação de emendas para projetos da cidade. Ele garantiu que as portas do seu gabinete em Brasília permanecerão abertas para acolher todos os pleitos da cidade querida.

Recentemente, Vital destinou R$ 5 milhões para aquisição de ônibus em 24 municípios paraibanos entre eles Rio Tinto. Ele também viabilizou a liberação de recursos para aquisição de máquinas agrícolas para o município aniversariante do dia.

Localizado na micro-região do Litoral paraibano, foi um dos primeiros núcleos civilizados do território do meu Estado. Sua história tem início em meados do século XVII e o nome, Rio Tinto, é originário de Riacho Vermelho. A povoação teve seu começo em terras do atual engenho Preguiça, em torno do qual foram construídas várias casas e implantada a fábrica de tecidos Rio Tinto, de propriedade dos irmãos Lundgren. O desenvolvimento foi rápido, pois a fábrica oferecia empregos e proporcionava ainda benefícios sociais e educativos.

Nas divisões do Brasil, Rio Tinto figurou como distrito de Mamanguape, mas suas emancipação política foi alcançada em 06 de dezembro de 1956.

Marco da presença alemã e sueca no Brasil, Rio Tinto, que fica a 55 quilômetros da Capital paraibana, é um misto de história e belezas naturais. As casas e os principais prédios da cidade foram erigidos à base de tijolos aparentes e dentro dos padrões da arquitetura alemã.

Fundada em 1917, a cidade é um convite ao que há de mais moderno em termos de projeto urbanístico. Logo na entrada, o visitante se depara com um pórtico natural: avenida larga, emoldurada com palmeiras imperiais. O traço alemão é a marca registrada do município e está presente nos principais prédios e casas da área urbana, que foram edificados por pedreiros alemães levados para Rio Tinto pelo fundador da cidade, o coronel Frederico Lundgren, industrial descendente de uma família sueco-alemã, que ali instalou a Companhia de Tecidos Rio Tinto.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //