Política

Senado: pesquisa aponta que inelegibilidade de Ricardo não elege de imediato Efraim Filho porque ascensão de Polyana é novidade


30/08/2022



Antes de mais nada caiamos na real: a dados de hoje diante das candidaturas postas para o Senado na Paraiba, sem dúvidas o ex-governador Ricardo Coutinho se mantém favorito, mesmo assim, dentro das probabilidades, sua intenta inelegibilidade altera o quadro de disputa.

Em tese, também levando em conta as probabilidades, a impossibilidade de RC na disputa não implica consequentemente na vitória liquidada da arrojada campanha de Efraim porque Polyana Dutra surgiu com pouquíssimo tempo já estando no patamar em que se encontra, de fato, é um perigo real para o líder da UB.

Não, não se trata de forçação de barra porque são os números e a conjuntura que apontam a ameaça de Polyana ascender na hipotese apontada por ser nome com habilidade, significação como mulher e sertaneja, jeito de tratar a composição política, mesmo em desvantagem no tempo se comparada a EF, só que o apoio do governador e da estrutura de governo daqui em diante interferem muito a seu favor. Há que se admitir: a migração dos votos de RC nao se daria pró EF.

Ainda há tempo para exame e veredicto da realidade final, mas projetando a saída de Ricardo do cenário isto não implica automaticamente em vitória de Efraim Filho porque Polyana com seu perfil existe podendo gerar novidade.

Ao que parece, mesmo como toda estrutura de Efraim Filho ha muito tempo, a Esquerda na Paraiba está viva para puder eleger o(a) senador(a). O atuante Efraim Filho sabe disso e seu significado ideológico também, até porque se traduz em escolha própria do candidato.

Leve-se em conta a escolha pessoal do governador pela candidata de Pombal e o crescimento a olhos nús de sua campanha.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.