Cultura
Semana da Visibiliade Trans terá apresentações do espetáculo “Gisberta”, em João Pessoa
17/01/2024
Portal WSCOM
Nos dias 20 e 21 de abril, o Teatro Ednaldo do Egypto será palco de uma apresentação do espetáculo “Gisberta: Basta um Nome para Lembrarmos de um Ódio!” protagonizado pela atriz paraibana Letícia Rodrigues.
Os ingressos antecipados são vendidos a R$ 20,00 através do pix leticiaatrizpb@gmail.com. Quem comprar o ingresso poderá levar uma pessoa trans ao espetáculo de forma gratuita.
A transfobia é o tema de “Gisberta”. A partir dos relatos em torno da história da transexual portuguesa Gisberta Salce Júnior, vítima de violência transfóbica em 2006, na cidade do Porto, em Portugal, é construída uma narrativa que costura os acontecimentos recentes do Brasil e de Portugal.
O espetáculo emerge da mistura entre política, história, música, teatro, humor, poesia e drama. O monólogo protagonizado por Letícia Rodrigues tem direção de Misael Batista, produção executiva de Sidney Ruffino, trilha sonora de Alexandra Oliveira e Chris Maurício, iluminação e caracterização de Romilson Rodrigues, cenografia de Robson Oliver, que também faz a contra-regragem com Niquell.
Gisberta Salce Júnior, uma transexual paulista, foi vítima de um crime brutal de transfobia em 2006, na cidade do Porto, Portugal. Após ser agredida e violentada por um grupo de 14 adolescentes, Gisberta foi encontrada morta em um poço. O crime chocou a cidade, sendo considerado o mais bárbaro ato de transfobia na história do Porto. Poucos meses depois, em julho daquele ano, a primeira Marcha do Orgulho do Porto foi realizada em memória de Gisberta, próximo ao local onde seu corpo foi encontrado.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.