Saúde

Secretário esclarece distribuição de vacinas na PB e confirma diminuição de óbitos e internações de idosos devido à imunização do grupo

“O SUS orienta a equidade, a integralidade, a universalidade, e este é o norte da Secretaria Estadual de Saúde, um tratamento igualitário com todos os 223 municípios”, disse Geraldo Medeiros.


01/07/2021

Secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, (Foto: Revista Consulta)

Por Cristiane Cavalcante/Portal WSCOM

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, relatou na tarde desta quinta-feira (1º) como funciona o processo de distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde para a Paraíba, e qual a logística de distribuição para os 223 municípios paraibanos. Segundo Medeiros, a secretaria tem seguido as orientações do Sistema Único de Saúde, e buscando promover a equidade na repartição dos imunizantes para as cidades do estado.

“O SUS orienta a equidade, a integralidade, a universalidade, e este é o norte da Secretaria Estadual de Saúde, um tratamento igualitário com todos os 223 municípios”, disse Geraldo Medeiros.

Ele explicou como funciona processo de distribuição dos imunizantes desde a sua chegada ao estado até a separação das doses de cada cidade paraibana. “Existe uma logística, não só para o envio das doses aos municípios, mas de chegada ao Estado. Nós geralmente recebemos (as doses) por volta das 15h15 a equipe do Ministério da Saúde, que faz o transporte (da remessa), chega à secretaria aproximadamente às 17 horas, onde é feita pela vigilância, durante toda a noite, a separação das doses para cada um dos 223 municípios da Paraíba”, disse.

O secretário relatou ainda a logística para o transporte das vacinas, acrescentando que elas precisam ser refrigeradas durante o percurso, seja ele aéreo ou terrestre, além da necessidade também de escolta para os furgões e aeronaves.

De acordo com Geraldo Medeiros, a Paraíba recebeu ontem (30) aproximadamente 157 mil doses da AstraZeneca, que estão sendo distribuídas a partir de hoje (1º) para 221 municípios do estado. E acrescentou que a SES-PB deve receber 21 mil doses da Pfizer ainda nesta quinta-feira (1º), que serão distribuídas na sexta-feira (2).

O secretário disse que existe uma previsão de chegada de aproximadamente um milhão e duzentas mil doses na Paraíba entre julho e agosto.

“Há uma previsão do Ministério da Saúde de que, a partir deste mês de julho, começando por hoje teremos o envio de 60 milhões de doses para todos os estados do país e isso representará aproximadamente um milhão e duzentas mil doses que a Paraíba estará recebendo ao longo do mês de julho, e também ao longo do mês de agosto. Isso permitirá um avanço importante nos grupos de vacinação de paraibanas e paraibanos de 18 a 59 anos”, adiantou.

Medeiros também falou sobre a queda de óbitos e internações do público idoso e confirmou que já é um reflexo da vacinação nesta camada da população, que foi priorizada no início da campanha de enfrentamento do coronavírus. “Nós já observamos há algumas semanas a diminuição do número de idosos dando entrada nas nossas unidades hospitalares e também na diminuição do número de óbitos, e isso é um reflexo da vacinação que foi feita na sua totalidade com as pessoas acima de 60 anos”, ressalta.

Ainda de acordo com o secretário, os reflexos são limitados e a progressão positiva dependerá da quantidade de pessoas protegidas com o esquema vacinal completo. “Ainda não alcançamos um percentual ideal de vacinação com a primeira e segunda dose na população em sua totalidade, que nos permita haver uma crença de que terá um declínio permanente no número de casos novos e óbitos diários. Há ainda uma previsão de que podemos ter na segunda quinzena de julho, um aumento de casos e de óbitos na macrorregião, e progressivamente nas outras, em virtude das aglomerações do São João”, finaliza.

 

https://wscom.com.br/secretario-esclarece-distribuicao-de-vacinas-na-pb-e-confirma-diminuicao-de-obitos-e-internacoes-de-idosos-devido-a-imunizacao-do-grupo/



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //