Saúde

Secretário critica decisão do Ministério da Saúde e afirma que JP não vai seguir determinação: “Iremos iniciar vacinação de 12 a 17 amanhã”

De acordo com Fábio Rocha, a decisão foge de qualquer princípio racional e não tem embasamento científico.


17/09/2021

Da redação/Portal WSCOM

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, criticou a decisão do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. Ele afirmou que a Prefeitura da Capital não irá seguir a determinação, divulgada ontem (16) pelo ministro Marcelo Queiroga, e que o município imuniza a faixa etária neste sábado (18).

De acordo com Fábio Rocha, a decisão foge de qualquer princípio racional e não tem embasamento científico.

“É uma decisão que foge da racionalidade. Se eu vacino pessoas com comorbidades, com doenças graves, pessoas acamadas nessa faixa etária e eu dou a vacina, e a justificativa é que eu posso oferecer risco à saúde das pessoas, se ela tem esse risco numa pessoa sadia, porque aplicar numa pessoa não sadia? Foi uma decisão equivocada, que foge de qualquer princípio racional da medicina”, disse em entrevista a rádio Arapuan FM na tarde desta sexta-feira (17).

Fábio Rocha lamentou a decisão do ministro Marcelo Queiroga e atribuiu a uma possível pressão que o cardiologista paraibano esteja sofrendo no comando da pasta, no Governo Federal, mas que a Prefeitura Municipal de João Pessoa não irá seguir a determinação do MS.

“Talvez uma pressão muito grande em cima do ministro, e ele não percebeu esse tipo de coisa, mas é uma decisão a ser lamentada. Eu não tomaria nunca uma decisão dessa, e nós vamos vacinar aqui em João Pessoa com toda a certeza. Iremos iniciar amanhã a vacinação dessa população de 12  17 anos, sem comorbidades”, afirmou.

O secretário municipal de saúde da capital lembrou ainda que, apesar de possuir baixo índice de contaminação, esse público tem grande capacidade de transmissão, colocando em risco à vida de pessoas da terceira idade.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //