Política

Secretário anuncia segunda etapa do concurso da Guarda Municipal

Resposta


16/05/2013

O Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Geraldo Amorim de Souza, garantiu a continuidade do concurso da Guarda Civil Municipal, em resposta ao Requerimento 0127/13, de autoria do Vereador Lucas de Brito (DEM), encaminhado à Prefeitura Municipal de João Pessoa. Segundo Geraldo Amorim, a segunda etapa do certame será iniciada no dia 1º de julho, com a formação de 125 alunos.

No documento encaminhado ao Gabinete do Vereador, o Secretário informa algumas medidas adotadas pela Pasta em relação à manutenção da segurança, entre elas, a continuidade do concurso. “O primeiro curso de formação de guarda municipal de João Pessoa terá o seu início no próximo 1º de julho com a duração de 75 dias e carga horária de 476 horas/aula, objetivando a formação de 125 alunos”, informa o gestor, em Ofício.

Ainda segundo Geraldo Amorim, no mês de setembro será iniciada a formação de mais 125 alunos, encerrando-se o ano de 2013 com 250 candidatos aptos a tomar posse no cargo de Guarda Civil Municipal, cujas nomeações deverão ocorrer em janeiro de 2014. “Desde que assumimos o mandato, pedimos a elaboração deste cronograma sobre a continuidade do concurso, de modo que a nomeação dos aprovados ficasse assegurada”, comemorou Lucas de Brito.

O Vereador lembrou que foram muitos os apelos à administração do prefeito Luciano Cartaxo para que os concursados pudessem ter seus direitos garantidos. “Encampamos a luta dos concursandos, que esperaram meses sem que o Poder Executivo desse uma resposta concreta sobre a continuidade do concurso, mas, que, diante do compromisso assumido pelo Secretário, devem ser nomeados no início do próximo ano”, acrescenta.

Outras demandas – No documento encaminhado ao parlamentar, Geraldo Amorim também responde a outros questionamentos feitos por Lucas de Brito, como a preocupação do democrata em relação à falta de equipamento de combate a incêndio na Capital. De acordo com o secretário, a Secretaria ainda não dispõe de nenhum equipamento apropriado, assim como não foi formada qualquer brigada para o fim, apesar de essas ações estarem previstas na lei que fixou as atribuições da Guarda Municipal de João Pessoa, datada de dezembro de 2011.

No mesmo documento, o Secretário informou que a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania disponibilizará um centro de vídeo-monitoramento para acompanhar, 24 horas por dia, pontos estratégicos da cidade; e anunciou a aquisição de novas viaturas, incluindo vans, automóveis e motocicletas, para auxiliar no monitoramento.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //