Saúde

Saiba a importância da assistência multiprofissional no tratamento da obesidade

A Unimed João Pessoa oferece um programa aos clientes que têm Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 35 ou que foram submetidos a cirurgia bariátrica há mais de seis meses


22/01/2024

(Foto: Divulgação/Unimed JP)

Portal WSCOM



A obesidade é um fator de risco para outras doenças. Perder peso melhora a saúde de forma geral e ajuda no controle de problemas relacionados ao sobrepeso e à obesidade, como hipertensão e diabetes. Uma maneira eficaz de devolver a qualidade de vida a pessoas com esse perfil é o tratamento multiprofissional.

Pensando nisso, a Unimed João Pessoa oferece um programa aos clientes que têm Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 35 ou que foram submetidos a cirurgia bariátrica há mais de seis meses, ou ainda quem está se preparando para fazer o procedimento.

O Vida Saudável inclui consultas e orientações educativas conduzidas por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, nutricionista, psicólogo e profissional de educação física, para que a pessoa possa alcançar seu maior objetivo: uma vida mais saudável. Nele, os participantes têm acesso a consultas individuais, aulas de atividade física, cardápios com alimentação saudável e estratégias para lidar com questões emocionais relacionadas à mudança de hábitos. O programa é realizado no Espaço Vida, unidade própria da Unimed JP.

RESULTADOS SATISFATÓRIOS

As técnicas utilizadas pela equipe têm como foco a promoção da saúde e os resultados mais satisfatórios. Para se ter uma ideia, a média de redução de peso registrada no programa, em 2023, foi de nove quilos para os clientes que já passaram pela avaliação da equipe multidisciplinar e por, pelo menos, três consultas nutricionais.

A funcionária pública Jacilene Rodrigues do Nascimento está no Programa Vida Saudável desde janeiro de 2023 e tem seguido todas as orientações dos profissionais. Ela tinha o objetivo de perder peso devido ao aparecimento de algumas comorbidades que atrapalhavam a rotina. Agora, se prepara para fazer uma cirurgia gastroplástica.

“Não que o processo seja difícil, porém requer, além de sua decisão em realizar o procedimento, o cumprimento de alguns protocolos relativos a detalhes específicos de sua saúde física e mental. E a equipe multidisciplinar é de fundamental importância para as orientações, junto com o cirurgião escolhido, para que tudo saia a contento”, destacou a funcionária pública.

LADO EMOCIONAL

O estigma da obesidade tem consequências fisiológicas e psicológicas que podem contribuir para o ganho de peso. Todo esse cenário pode afastar ainda mais as pessoas de uma alimentação saudável, atividades físicas e cuidados médicos. Por isso, o apoio psicológico é essencial no tratamento da obesidade e dos fatores emocionais associados a ela.

“O psicólogo é responsável pela avaliação, pelo suporte e orientação emocional, cognitivo e comportamental do paciente durante o tratamento, que envolve diversas mudanças de cunho físico e psicológico. Além disso, possibilita a ele [paciente] uma melhor capacidade de condução frente a situações importantes de decisão nesse período”, explicou o psicólogo do programa Vida Saudável, Henrique Cândido.

COMO PARTICIPAR!

Ficou interessado em participar do Vida Saudável? Basta marcar uma avaliação com a equipe multidisciplinar do Espaço Vida pela Teleconsulta. O programa é exclusivo para beneficiários da Unimed João Pessoa a partir dos 18 anos. Mais informações no site: https://www.unimedjp.com.br/espaco-vida/ .



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //