Eventos

Rui Leitão lança livro sobre 1968

revolução


06/09/2013



O executivo Rui Leitão, atualmente secretário de Obras do PAC, lança no próximo dia 24 de setembro, o livro 1968 – O GRITO DE UMA GERAÇÃO. O prefácio é de Irapuan Sobral e apresentação do jornalista Paulo Santos. O lançamento acontece a partir das 19h no novo restaurante Picuí Praia, no Bessa.

Muito já se escreveu sobre o ano de 1968, o ano em que o mundo mudou. Aconteceu uma verdadeira revolução de mentalidade. A geração que viveu aquele ano assistiu à sociedade passar por várias transformações, em todos os segmentos. Um tempo da história uni-versal em que tudo se questionava, os paradigmas foram quebrados, os costumes foram modificados. A palavra de ordem era contestação. 1968 nos deixou um legado cultural e político importante.



No Brasil, vivíamos uma ditadura militar recém-instalada, por isso, aqui, mais do que em qualquer lugar, os movimentos ganharam forma de antiautoritarismo. O inconformismo se expressava nas manifestações públicas, nos filmes, no teatro, nas letras das músicas, na imprensa, no comportamento da juventude. Era como se cada acontecimento tivesse o poder de contágio coletivo. Fui contemporâneo desse momento his-tórico.

"Guardo recordações de vários eventos ocorridos na Paraíba em que pude participar e ter notícia em tempo real.

Passei algum tempo pesquisando os jornais da época, não só para relembrar fatos, como na intenção de registrá-los para promover um resgate histórico de como a Paraíba viveu o ano de 1968, principalmente no que diz respeito ao movimento político estudantil e a produção cultural. Entusiasmei-me com o resultado da pesquisa e obedecendo à cronologia dos acontecimentos em 1968, procurei, na condição de colunista do Wscom, dar conhecimento público de tudo o que se vivenciou, naquela época, aqui no Estado da Paraíba. Esses textos pos-tados no portal transformaram-se no conteúdo deste livro", destacou.

Esperamos, assim, estar contribuindo para que as gerações que nos sucederam pos-sam compreender como nós paraibanos fomos, também, protagonistas de um dos mais importantes períodos da nossa história.

O trabalho teve sempre por base os registros colhidos nas páginas dos nossos jornais, além do depoimento de pessoas que fizeram essa história.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //