Política

Rui Costa diz que Lula constrói estabilidade de governança antes da eleição e aponta Nordeste como exemplo de gestão pública


17/01/2022



Por Walter Santos

O governador da Bahia, Rui Costa, foi o principal entrevistado do programa “Canal Livre”, na BAND, neste domingo revelando que a campanha de Lula começa depois de março quando ele confirmar, mas já trabalhando antes da eleição para criar grande pacto nacional e estabilidade na governança do País. Ele apontou os Governos do Nordeste como exemplo de gestão eficiente com ótimos resultados.

Na entrevista, Rui Costa repetiu que tomou a decisão de ficar no governo até o final da gestão em dezembro para permitir aliança que deve redundar no apoio do PT à reeleição do senador Oto Alencar. ” Não tenho ambição, por isso não serei candidato”.

Dizendo – se militante da causa pública, ele declarou que o projeto defendido por ele em torno de Lula tem obrigação de consertar o país, gerando inclusão social, retomando o respeito internacional e consertando muita coisa.

Ele defendeu amplo diálogo conduzido por Lula para resolver a Reforma da Previdência, da mesma forma a Trabalhista dentro de um grande Pacto Nacional para o Brasil ser mais produtivo, mais competitivo- algo que não tem acontecido no país ultimamente pois sequer entende a importância de investimento na ciência e pesquisa, entretanto sem ter que resolver na canetada.

– Tenho certeza que Lula fará esse diálogo para melhorar a remuneração e a produtividade, frisou.

TERCEIRA VIA

Rui Costa acha que o cidadão e cidadã brasileiros tem se posicionado na fase de pré – campanha com o sentimento de que majoritariamente está fazendo a escolha por Lula gerar confiança e respeitabilidade razão pela qual não acredita na consolidação da Terceira Via.

– A essa altura acho que pouca gente acredita na Terceira Via posto que a performance de Lula construiu imagem de quem sabe governar, tem o diálogo como fator favorável e, além dentro, está preparado para resgatar o prestígio do Brasil nos últimos tempos o pais vivendo desmoralizado internacionalmente – observou.

– Lula é um craque e já é reconhecido como “o Cara”, por isso lidera todas as pesquisas.


DO NORDESTE PARA BRASIL

O governador disse ainda que o saldo da Bahia e de todo Nordeste apresenta os melhores índices em todos segmentos, desde a saúde, educação, infraestrutura, etc com tamanho impacto que esta experiência precisa ser levada a todo Brasil.

– Temos os melhores índices na saúde com investimentos de 16 hospitais, novas obras de VLT, a ponte de Salvador a Itaparica, mas este é o saldo dos demais estados que não só do PT, como a Paraiba em gestão, o Maranhão, a  educação de Pernambuco, Piauí, etc portanto temos muito coisa para Mostrar ao País – adicionou.

QUALIDADE DO GASTO

Para ele, o debate sobre Teto de Gasto que certamente será tratado pela campanha de Lula precisa de um ajuste no foco que ele entende ser sobre a qualidade do gasto para otimizar os resultados. “É preciso entender e avaliar onde o investimento compensa para multiplicar oportunidades”.

Embora a Bahia seja 14o estado em arrecadação, ele economizou R$ 8 bilhões de custeio  para investir em escolas, hospitais, rodovias tendo crescimento do PIB em 4,5 bi.

CASO DILMA

Indagado na entrevista sobre problemas no segundo governo Dilma, ele disse que a decisão de desonerar exageradamente sob intenção de ampliar e atrair investimentos nao deu certo daí os problemas enfrentados por seu governo gerando grande perda fiscal.

Ele defendeu que ” precisamos inovar, como tem acontecido na Bahia e nos demais estados do Nordeste com a introdução do mecanismo de PPPs, que permitiu entregar uma nova rodovia na direção do Rio São Francisco, a mesma coisa que faz Flávio Dino, Wellington Dias.

SANEAMENTO BASICO

Depois de lembrar novos investimentos em VLT e 13 km da ponte de Salvador a Itaparica, ele disse que a PPP pode resolver sem problemas o saneamento básico tratado às pressas pelo governo Bolsonaro, que vetou propostas interessantes, portanto, entende que os diálogos a serem conduzidos por Lula vão gerar as soluções atraindo investimentos privados.

ENERGIA LIMPA

Rui Costa disse que o Nordeste  é a principal referência de energia eólica e solar liderando em todo país, pois oferta 40% a mais do que produz, além de estar ampliando investimentos no Hidrogênio Verde, modalidade que a  Alemanha esta aderindo e soltando edital.

CADA UM NA SUA

Ele pregou a tese de que o país viveu realidades em que os papéis do jurídico, ministério público, classe política, etc, geraram problemas. Misturados e em desordem, por isso precisa se reorganizar com cada um na sua missão e não de forma misturada.

– Foi isso o que se viu  os últimos tempos e é preciso reorganizar- frisou.

“Tenho convicção da importância que Lula tem para o Brasil, até porque aumentou muito a fome, o desemprego, a miséria em São Paulo e todos os estados, portanto, os mais necessitados vêem nele a esperança daí sua importância para resolver os problemas de milhões de brasileiros”, adiantou.

CORRUPÇÃO

Rui Costa avaliou que é preciso pujir entretanto a questão da corrupção não é aspecto a se registrar apenas no Brasil, pois considera que acontece nos Estados Unidos, Europa, etc e que a base dos últimos fatos registrados foram em face do financiamento privado de campanhas. Ele acha que Lula teve popularidade para pautar a matéria mas perdeu o timing.

– Tudo teve a ver com Financiamento privado de campanha  gerando lucros para muitos bolsos de intermediários se locupletando mas que,  no Brasil, houve manipulação de setores da justiça querendo punir uns e criando delaçoes acertadas até beneficiando atores que precisam de punição mas para atacar alguns geraram perseguição política- observou.

– Problema de corrupção existe no mundo mas no nosso caso houve manipula da  justiça ainda destruíndo a economia quebrando nossas grandes construtoras wue venciam Editais nos EUA, na Europa, ou seja,
quebraram todas sob argumento de combate à corrupção aindangerando manipulação e fabricando delações beneficiando desde que atacassem adversários-  acrescentou.

Ele lembrou que no caso da Petrobras funcionários de carteira sem nenhuma militância partidária acabaram mais beneficiados com os desvios ficando com parte dos desvios.

FAKE NEWS E TRIBUTÁRIA

Por fim, Rui Costa acha que em 2022 os efeitos das Fake news serão bem menos do que se propagou em 2018 quando mentiras repetidas interferiram na decisão popular, em especial de setores religiosos e evangélicos.

Quanto à  Reforma Tributária, ele defendeu que se busque atualizar diante de erros e exemplos no mundo ,mas defende a desoneração da produção entretanto não pode pobre pagar imposto mais do que ricos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //