Brasil

Roberto Barroso afirma que militares estão tentando desacreditar eleições

Ex-presidente do TSE avaliou demonstrações públicas do exército que em sua visão tinham como intenção colocar democracia brasileira em cheque


24/04/2022

Foto: Ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE)

Brasil 247

O ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, afirmou durante um seminário no evento Brazil Summit Europe, promovido por estudantes brasileiros de uma universidade alemã, que as Forças Armadas do Brasil estão sendo orientadas a atacar e desacreditar o processo eleitoral brasileiro. De acordo com o jornal O Globo, o ministro teria citado uma série de fatos ocorridos ao longo dos dois últimos anos para exemplificar esta ação coordenada e antidemocrática no Brasil.

“Um desfile de tanques é um episódio com intenção intimidatória. Ataques totalmente infundados e fraudulentos ao processo eleitoral. Desde 1996 não tem nenhum episódio de fraude. Eleições totalmente limpas, seguras. E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar. Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo”, afirmou.

“Um fenômeno que em alguma medida é preocupante, mas que até aqui não tem ocorrido, mas é preciso estar atento, é o esforço de politização das Forças Armadas.  Esse é um risco real para a democracia e aqui gostaria de dizer que, eu que fui um crítico severo do regime militar, militante contra a ditadura, nesses 33 anos de democracia, se teve uma instituição de onde não veio notícia ruim foi as Forças Armadas. Gosto de trabalhar com fatos e de fazer justiça”, destacou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //