Saúde

Rins e córneas doados no Hospital de Trauma de Campina Grande tiram quatro pessoas da lista de espera


01/10/2023

Foto: Ilustrativa/SecomPb

último dia de setembro foi marcado por mais uma doação de órgãos na Paraíba. Na noite desse sábado (30), no Hospital de Trauma de Campina Grande, unidade que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, familiares de uma paciente de 43 anos, diagnosticada com morte encefálica, disseram ‘sim’ à doação.

Após a realização da entrevista, feita pela equipe da Central Estadual de Transplantes, a família autorizou a retirada dos rins e córneas. Antes do início do procedimento de captação dos órgãos e tecidos, os colaboradores da instituição prestaram uma homenagem à paciente e aos familiares da doadora, realizando um corredor humano, chamado de “Cortejo da Vida”, onde os homenageados foram aplaudidos desde a saída da UTI, onde a paciente estava internada, até o Bloco Cirúrgico, onde acontece a cirurgia de retirada dos órgãos.

Sem receptores compatíveis na Paraíba, os rins foram aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco. Já as córneas, primeiro são encaminhadas ao Banco de Olhos da Paraíba e posteriormente também vão beneficiar mais duas pessoas que aguardam na lista de espera.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, acredita que o aumento das doações na Paraíba é resultado da campanha de sensibilização capitaneada pelo Governo do Estado e da divulgação de informações sobre o processo de doação e transplantes.

“Nós estamos em um período onde a doação de órgãos está muito em evidência através da Campanha Setembro Verde, apoiada e divulgada pelo Governo do Estado, e verificamos que as pessoas estão mais sensibilizadas e dispostas a ajudar, mesmo estando em um momento de perda de um familiar”, ressaltou.

Este ano, na Paraíba, já foram realizados 186 transplantes, sendo 133 de córneas, seis de coração, 23 de rim, 20 de fígado e quatro de medula óssea. Atualmente, o estado tem 514 pessoas aguardando a doação de um órgão ou tecido.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //