Política

Ricardo Marcelo toma posse para um novo mandato e promete uma ALPB itinerante

BIÊNIO 2013-2015


01/02/2013



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deu posse, na manhã desta sexta-feira (1º), a Mesa Diretora que vai comandar a Casa de Epitácio Pessoa durante o biênio 2013-2015 – segundo período da 17ª Legislatura. Na oportunidade, o atual presidente Ricardo Marcelo (PEN) foi conduzido para um novo mandato à frente do Poder Legislativo. Durante a solenidade, ele garantiu uma ALPB mais itinerante, pautada nos anseios doa população, a exemplo das ações realizadas com a Caravana da Seca que culminou no lançamento da campanha SOS Seca.

De acordo com Ricardo Marcelo, a ALPB continuará junto da população paraibana em assuntos que forem de interesse geral e que necessitem de uma ação semelhante à campanha SOS Seca, que já conseguiu coletar mais de 100 mil assinaturas para o abaixo-assinado que será encaminhado à presidenta Dilma Rousseff (PT), com o intuito de encontrar soluções para os problemas da estiagem no Nordeste.

Empréstimo da Cagepa

Com relação à votação do empréstimo da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o presidente Ricardo Marcelo afirmou que vai dará prosseguimento ao trânsito normal da matéria na ALPB até que ela chegue para apreciação em plenário. Ele também não confirmou se vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que na última quarta-feira (30), decidiu que os deputados terão de votar o projeto de lei do governo do Estado, que havia sido arquivado porque a Mesa Diretora entendeu que o governo necessitaria de quórum qualificado para derrubar um parecer da Comissão de Orçamento.

De acordo com Ricardo Marcelo, a decisão do TJPB ratifica a aprovação do novo regimento interno da Casa de Epitácio Pessoa, em 19 de dezembro último, que trouxe mudanças em relação às comissões especiais, promulgação e publicações de leis, trancamento de pautas, leis orçamentárias e, que estabeleceu quórum mínimo de 19 deputados e aprovação das contas do Poder Executivo por maioria de votos (maioria simples).

Composição da Mesa Diretora

Durante a solenidade, também foram empossados os demais membros da Mesa Diretora. São eles: o deputado Edmilson Soares ( PEN), como 1º vice-presidente; Trócolli Júnior (PMDB), 2º vice-presidente; e Janduhy Carneiro (PEN), o 4º vice-presidente; José Aldemir (PEN) no cargo de 1º secretário; Arnaldo Monteiro (PSC) será o 2º secretário; Domiciano Cabral (DEM) na 3ª Secretaria; e Léa Toscano (PSB) será a 4ª secretária. Os suplentes são Daniella Ribeiro (PP); Eva Gouveia (PSD) e Aníbal Marcolino (PEN).

Pouco antes da solenidade de posse, aconteceu a eleição para a escolha do terceiro vice-presidente e do segundo suplente de secretário. Os eleitos foram os deputados João Henrique (DEM) e Ivaldo Morais (PMDB), respectivamente. Os cargos estavam vagos devido ao resultado das eleições municipais de 2012.

Veja trechos do discurso de Rircaro Marcelo:

"Em nome da Paraíba e de seus interesses, não nos omitiremos no cumprimento dessa missão".

"Defendemos e buscamos, sempre, o respeito e a harmonia entre todos os Poderes do Estado, mas convivência harmoniosa jamais significará submissão. Até por sua composição pluripartidária, essa Assembléia sempre estimulará o debate em busca da convergência, mas jamais capitulará de suas convicções"

"O Poder Legislativo da Paraíba se recusa ao papel menor de apenas homologar decisões e chancelar projetos ou interesses de quem quer que seja"

"Assembléia nem buscará conflitos nem alimentará confrontos, mas em nossa missão constitucional, para sermos fiéis ao mandato que os paraibanos nos confiaram, nenhum de nós pode abrir mão da obrigação política de acompanhar e fiscalizar o Executivo, de melhorar seus projetos, corrigindo equívocos, mas sobretudo incluindo em suas propostas, os anseios e as reivindicações de nossa gente"
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //