Política

Relação entre PT e PMDB da Paraíba apresenta sinais de desgaste

Rompimento?


01/06/2013

 Apesar de alguns partidos afirmarem que estarão, mais uma vez, ao lado da presidenta Dilma Rousseff na próxima eleição, outras legendas não demonstram tanta certeza. Apesar de ter a vice-presidência da república, a relação entre PT-PMDB apresenta problemas em alguns estados, e entre eles a Paraíba.

De acordo com a Coluna Painel da Folha, a aliança entre os dois partidos está complicada nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, e na Paraíba estaria apresentando sinais de desgaste.

Na briga estadual, o Partido dos Trabalhadores estaria sendo pressionado para apoiar Veneziano Vital, porém, membros do PT estariam mais interessados em fechar uma aliança com Aguinaldo Ribeiro (PP), atual Ministro das Cidades. Apesar de não confirmar seu nome no pleito de 2104, o ministro é um dos nomes cotados para disputar o cargo de governador da Paraíba.

Situação nos outros estados

O estremecimento da aliança PT-PMDB aparece mais forte no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Bahia. Nessas regiões é grande a possibilidade da legenda se unir ao PSB, que apresenta o governador de Pernambuco Eduardo Campos como provável candidato à Presidência.

O discurso em favor do pernambucano passou a funcionar como ferramenta de pressão contra os petistas, com um único objetivo: obter condições mais favoráveis de negociação nos Estados.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //