Política

Regulamentação das IA’s: Aguinaldo Ribeiro viaja ao Reino Unido para debate sobre tecnologia e segurança digital


01/07/2025

Da redação/Portal WSCOM

O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator do projeto que trata da regulação da inteligência artificial no Brasil, viajou ao Reino Unido, para participar, nesta semana, de uma missão oficial para aprofundar discussões sobre segurança online e o papel do legislativo frente às novas tecnologias.

A missão com parlamentares brasileiros contou ainda com os deputados Tábata Amaral, Luísa Canziani, Adriana Ventura, Lafayette de Andrada, Orlando Silva e o senador Alessandro Vieira.

A missão incluiu uma série de reuniões com autoridades britânicas e especialistas em regulação digital. Logo no início da agenda, Ribeiro e a comitiva visitaram o OFCOM, agência que regula as comunicações no Reino Unido, onde discutiram a implementação da Lei de Segurança Online e os desafios da supervisão de plataformas digitais.

No Ministério das Relações Exteriores britânico (FCDO), o grupo debateu a desinformação com viés de gênero com a pesquisadora Julie Posetti e se reuniu com a embaixadora Harriet Mathews.

Durante a visita ao Parlamento Britânico, a comitiva participou de encontros com Lord Russell of Liverpool e com membros das Comissões de Comunicação, Digital, Ciência e Tecnologia da Câmara dos Lordes, e debateram sobre o papel dos legisladores no controle e na fiscalização de tecnologias emergentes.

A missão também incluiu visita à Darktrace, empresa especializada em segurança cibernética com uso de inteligência artificial, e reunião com o embaixador brasileiro em Londres, Antônio de Aguiar Patriota.

Para Ribeiro, o intercâmbio reforça o compromisso do Brasil com uma regulação moderna e responsável:

“O diálogo foi qualificado e reafirma que estamos no caminho certo. Saímos daqui com referências técnicas, parcerias institucionais e a certeza de que o Brasil pode liderar esse debate com visão de futuro”, afirmou.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.