Paraíba

Rede de Saúde Mental do Caps e Pasm de JP continuam em funcionamento, diz SMS

Os dois serviços são considerados essenciais e, por isso, permanecem sendo ofertados a população.


04/04/2020

Imagem reprodução - Caps III Dr. Gutemberg, nos Bancários

Portal WSCOM



A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), mesmo neste período de pandemia do novo Coronavírus, continua atendendo a população nos quatro Centros de Atendimento Psicológicos (Caps) e no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), que funciona no Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), no bairro de Mangabeira. Os dois serviços são considerados essenciais e, por isso, permanecem sendo ofertados a população.

Alexandra Cruz, coordenadora dos Caps, informou que houve uma redução da demanda durante a pandemia, mas os centros continuam funcionando com um atendimento reorganizado. “Estamos atendendo os usuários respeitando as normativas para evitar aglomerações. Todos os leitos de acolhimento 24 horas estão preenchidos no momento. Agora estamos vendo a possibilidade do cuidado exatamente dos usuários que estavam em outras modalidades do serviço, facilitando, na melhor forma, para que esse cuidado seja preservado”, explica.

A coordenação dos Caps está estudando e vai criar estratégias novas para que os usuários consigam seguir com o tratamento. “Estamos estudando a possibilidade de outra forma dos usuários continuarem com o tratamento. O importante é não deixar eles desassistidos”, disse Alexandra Cruz.

Pasm – Outro serviço direcionando a saúde mental é o oferecido no Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), que funciona no Ortotrauma e atende as urgências de crise aguda. Ao chegar lá, o paciente é atendido por uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados

Quando estabiliza a crise aguda, os usuários são encaminhados para casa, Caps ou para o Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, quando precisa da internação.

Confira os endereços dos serviços oferecidos pela prefeitura:

Caps Infanto Juvenil Cirandar (transtornos mentais, álcool e outras drogas)
Endereço: Rua Gouveia Nóbrega, s/n, Roger.
Telefone: 3214-6079
Horário de Atendimento: 8h às 17h



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //