Música

Quarteto de madeiras e trompa se apresenta na Primeira Igreja Batista

Nesta sexta


06/12/2013

Um quarteto de madeiras (flauta, clarinete, oboé e fagote) e um trompista se reúnem para um concerto de despedida do Brasil nesta sexta-feira (6), às 16h, na Primeira Igreja Batista. A entrada é gratuita. O concerto segue pelo sexto dia do I Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, uma promoção da Prefeitura da Capital (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Durante cinco dias, o grupo de músicos trabalhou com estudantes técnicas de como se aprimorar musicalmente em aulas máster na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E é com um repertório de primeira linha, executado em duos e trios, que os músicos retribuem a calorosa recepção que receberam na cidade.

Participação – Na realização do Festival, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa disponibilizou, a cada dia, transporte para cerca de 100 alunos da rede municipal para os locais das apresentações.

Intérpretes:

A flautista belga Barbara Deleu nasceu em Gent. Estudou no Conservatório Royal de Música em Bruxelas com Frank Hendrick e Carlos Bruneel, onde depois foi professora. Desde 1998 é a primeira flauta da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa e integra o Nederlands Blazers Ensemble (conjunto de sopro holandês). Atuou recentemente como solista na Orquestra da Rádio Vlaams (Bélgica) e na Beethoven Academie.

O clarinetista holandês Arjan Woudenberg estudou no Conservatório Den Haag, a mais tradicional instituição de música da Holanda, e no de Amsterdã. Depois de terminar seus estudos em 2003, assumiu a vaga de primeiro clarinetista da Filarmônica da Rádio Holandesa e da Rádio Kamer Filharmonie. Foi solista em várias orquestras europeias. Com o Quarteto De Doelen gravou o concerto de câmara de Karl Amadeus Hartmann para a gravadora alemã Cybele Records.

O oboísta espanhol Eduardo Olloqui começou seus estudos com Ruiz Huici, em Navarra. Foi para Granada, estudou no Conservatório Superior do País Basco (Musikene) e no Conservatório de Utrecht Holanda. Atua tanto em conjuntos de câmara como orquestras, a exemplo da Sinfônica da Holanda, Rádio Kamer Philarmonie, Orquestra Ciudad de Granada, Oviedo Filarmonia, Orquestra Filarmônica de Málaga, Nieuw Ensemble (Amsterdã), Rotterdam Barroc Ensemble, Ives Ensemble, Bcn 216, Emanon Ensemble (Bélgica) e Insomnio Ensemble.

O fagotista australiano James Aylward diplomou-se no Victorian College of Arts, em Melbourne, onde começou a estudar aos 13 anos de idade. Vencedor do concurso Willem van Otterloo, ganhou bolsa para estudar no Conservatório de Amsterdã, com Jos de Lange. Foi primeiro fagote da Orquestra Filarmônica de Auckland (Nova Zelândia) e da Orquestra Sinfônica do Oeste da Austrália (West Autralian Symphonie). É por vezes convidado a se apresentar junto ao conjunto ASKO-Schonberg e a MusikFabrik.

O trompista holandês Laurens Otto estudou no Conservatório de Rotterdam com Martin van de Merwe e Bob Stoel. Apresentou-se com conjuntos como Erard Ensamble e Swietensociety. Apreciador da música contemporânea, lançou na Holanda obras-solo de Patrick van Deurzen, Rocco Havelaar e Ron Ford en Brewaeys. Desde 2003 é o primeiro trompista da Orquestra Filarmônica da Rádio Holandesa. Toca ainda com a Orquestra Filarmônica de Rotterdam, Doelen Ensemble, Nederlands e Blazers Ensemble e com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã.

Serviço:

Data: sexta (6), às 16h
Local: Primeira Igreja Batista
Intérpretes: Arjan Woudenberg (clarinete), James Aylward (fagote), Barbara Deleu (flauta), Eduardo Olloqui (oboé) e Laurens Otto (trompa)

Programa
Guerra-Peixe – Duo de clarinete e fagote (Allegro/Vivacissimo/Andante/Allegro)
Eugène Bozza – Contrastes I (Andante/Moderato/Allegretto/Alegretto/Larghetto sostenuto/Calme/Allegretto/Allegro)

Beethoven – Duo WoO 27 nº 1 – clarineta e fagote (Allegro comodo/Largheto sostenuto/Rondo)

Giuseppe Maria Cambini – Trio nº 2 para flauta, fagote e oboé (Allegro affeftuoso/ Presto)

B. Crusell – Trio para clarinete, fagote e trompa (Poco adagio/Allegro moderato/Andantino/Allegro)



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //