Política

Projeto implanta atendimento em saúde em casa para idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças raras


27/01/2021

Deputado estadual Jutay Meneses. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Portal WSCOM



O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) apresentou o Projeto de Lei 2390/2021 que garante atendimento de saúde por equipes formadas por médico, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais em casa para idosos, pessoas com deficiência e portadores de doenças raras. A matéria, em tramitação na Assembleia Legislativa, cria o Programa Estadual de Assistência Domiciliar Interdisciplinar para Idosos, Deficientes ou Portadores de Doenças Raras.

“A propositura estabelece a formação de equipes compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais para os atendimentos domiciliares. Será a garantia de quem mais precisa estará recebendo o tratamento adequado sem sair da sua casa. Será tudo feito no conforto e segurança do lar”, explicou o deputado Jutay.

O projeto atende pessoas com mais de 65 anos e também quem possui deficiência que restrinja a mobilidade, além dos portadores de doenças raras. “Precisamos tratar o tema com sensibilidade. Promover o bem estar desta parcela da população é garantir qualidade de vida e dignidade”, observou o parlamentar.

Jutay Meneses chama atenção para o aumento na expectativa de vida da população. “As pessoas estão vivendo mais e precisamos pensar em políticas públicas de atenção aos idosos. É uma mudança que nossa sociedade já enfrenta e projetos como este preparam nossa rede de atendimento para uma realidade repleta de desafios”, disse, destacando que a Paraíba tem 537 mil idosos acima de 60 anos e tem 87 mil acima de 80 anos.

O deputado lembra que além dos idosos, o projeto também contempla pessoas com mobilidade prejudicada e com doenças crônicas. “Precisamos conhecer a realidade de cada caso e tratar da forma mais conveniente possível. Sem dúvida, a certeza do atendimento médico, com o cuidado necessário, trará inúmeros benefícios às pessoas atendidas”, destacou Jutay.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //