Saúde

Primavera: Saúde alerta sobre cuidados para evitar problemas respiratórios


21/09/2021

Portal WSCOM



A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta sobre cuidados para evitar problemas respiratórios durante a primavera. A estação mais florida do ano tem início nesta quarta-feira (22) em todo o Brasil. Na rede municipal de saúde, o tratamento para essas doenças é disponibilizado em todas as unidades de saúde da família, além de Policlínicas, UPA´s e hospitais.

Para muitas pessoas, esse período vem acompanhado de espirros e coceira no nariz causados por doenças respiratórias comuns nessa época. A explicação do aumento de casos de doenças respiratórias na primavera está no pólen, que se espalha pelo ar, somado às mudanças de temperatura e a poeira que favorecem a manifestação das chamadas ‘ites’, como rinite, sinusite e bronquite. A estação também favorece as chamadas ‘virais’, como gripes e resfriados.

De acordo com a médica da Secretaria Municipal de Saúde, Albanete Lima, pessoas com doenças crônicas, como asma, têm mais chances de adoecer neste período por conta das variações de temperatura. “Os principais alvos são os jovens – crianças, adolescentes e adultos jovens são mais alérgicos. Com o avanço da idade, há uma tendência de melhora natural para a maioria dos indivíduos”, afirmou.

Algumas medidas preventivas são importantes, como manter o calendário de vacinação em dia e acompanhamento médico, principalmente para aqueles que tem doenças crônicas. “É fundamental também a higiene do ambiente em que moramos, estudamos ou trabalhamos. Poeira, mofo (fungos) e ácaros devem ser eliminados. Recomenda-se passar um pano úmido nos ambientes duas vezes ao dia ao invés de varrer, para não deixar a poeira em suspensão”, orienta.

Para ela, também é recomendável atenção as infiltrações nas paredes e tetos, além da circulação de ar na casa. “São cuidados importantes para evitar o mofo e manter a saúde em dia”. Também é bom trocar com frequência os lençóis, fronhas e cobertores (os maiores reservatórios de ácaros) e para aqueles que têm alergia a pelos ou penas, o contato próximo com animais deve ser evitado, bem como a exposição ao cigarro.

Outra grande preocupação de familiares e pessoas que lidam com doenças respiratórias foi a pandemia da Covid-19. É importante ressaltar que, ainda que tenham sintomas parecidos, diferem em vários pontos. “As manifestações das doenças respiratórias podem ser confundidas com os sintomas da Covid-19. Os principais sintomas das alergias são espirros, coriza, no caso da rinite; dor de cabeça frontal, característica da sinusite; e tosse, chiado e opressão torácica na asma. Os sintomas da Covid são muito parecidos, porém acompanhados de dor no corpo, febre ou estado febril. Nesse caso, é necessário fazer o teste da Covid”, explica.

Atendimento para doenças respiratórias – Na rede municipal de saúde o tratamento é disponibilizado em todas as unidades de saúde da família, podendo o atendimento ser feito na unidade ou encaminhado para atendimento e acompanhamento na Policlínica Municipal Jaguaribe, onde o paciente terá acompanhamento de um alergologista ou pneumologista.

Crianças que apresentem quadros de urgência e emergência devem ser encaminhadas para o Hospital do Valentina. Já os adultos, devem seguir para uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) localizadas nos bairros Jardim Oceania, Valentina Figueiredo, Bancários e Cruz das Armas.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //