Economia

Ponto alto do ano, São João da Paraíba deve atrair mais turistas em 2025 após investimento de mais de R$ 50 milhões na divulgação

Investimentos estaduais superam R$ 54 milhões para impulsionar o turismo junino em 91 cidades paraibanas


05/06/2025

(Foto: Reprodução)

ANNA BARROS

O São João, além de uma força que fomenta a cultura da Região Nordeste, também é um dos principais períodos do ano em que o turismo é impulsionado na Paraíba. Além do Maior São João do Mundo, localizado em Campina Grande, diversos outros municípios cultivam festas tradicionais que atraem visitantes de todo o país.

Apenas em Campina Grande, em 2024, cerca de 2,93 milhões de pessoas passaram pelo Parque do Povo, segundo dados da prefeitura. E para este ano, as expectativas são ainda maiores.

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Para compreender melhor esse fenômeno cultural e econômico, o Portal WSCOM conversou com a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas. “O São João da Paraíba é um dos maiores e mais tradicionais do Brasil, e para 2025 temos expectativas extremamente positivas. Estimamos um aumento significativo na movimentação financeira, com projeções positivas de impacto econômico, considerando hospedagem, alimentação, comércio, transporte e atrações culturais”, disse.

“O Governo do Estado investiu, para este ano, R$ 54,3 milhões em 91 cidades da Paraíba, além de investimentos na divulgação do Destino Paraíba, campanha São João da Paraíba em aeroportos, impulsionamento digital, divulgação local do São João da Paraíba e divulgação do Salão do Artesanato de Campina Grande”, continuou.

Setores impactados

Além da hotelaria e alimentação, diversos outros setores são impactados pelas festas de São João. De acordo com Rosália, o comércio local, o artesanato e o setor de transporte também são significativamente impulsionados no período.

“O comércio local e o artesanato, por exemplo, vivem um momento áureo com a alta demanda por roupas típicas, licores e peças em cerâmica ou renda, tão características da nossa cultura. O setor de transporte também cresce significativamente, com maior movimento em aeroportos, rodoviárias e serviços de locomoção urbana. A cultura e o entretenimento ganham destaque, gerando oportunidades para artistas, produtores e técnicos, enquanto a agricultura familiar se fortalece com a venda de milho, mandioca, macaxeira e outros ingredientes típicos da gastronomia junina”, argumentou.

“Além disso, serviços como segurança, limpeza urbana e saúde temporária ampliam sua atuação, assim como a comunicação e o marketing, que divulgam nossa festa para o Brasil e o mundo”, complementou a secretária.

Roteiros culturais

Além das grandes cidades que nas demais épocas do ano já são os principais destinos dos turistas, o São João auxilia a ampliar o leque de possibilidades para quem deseja conhecer uma festa mais tradicional.

Para isso, a Secretaria possui o programa Paraíba-se que garante a expansão dos roteiros culturais, gastronômicos e turísticos para cidades interioranas. Outra iniciativa que ajuda a fortalecer as outras regiões do estado é o 6º Festival São João na Rede.

“O Governo está investindo R$ 896 mil na valorização do forró tradicional, com foco especial na zona rural, percorrendo 12 cidades do interior. Este projeto reforça nosso compromisso com as raízes culturais e o desenvolvimento regional”, pontuou Rosália.

Outros investimentos e iniciativas

Em busca de contribuir para a consolidação do estado como destino turístico nacional e internacional, Rosália afirmou que a Paraíba esteve em vários eventos fora do país para divulgar o Destino Paraíba. Um dos reflexos dessa iniciativa foi a consolidação do estado entre os 3 destinos mais procurados no mundo.

“O São João é nossa vitrine, mas seus benefícios se estendem por todo o ano, impulsionando o turismo e a economia da Paraíba”, declarou.

Setores como o da segurança, transporte e infraestrutura também recebem reforços neste período. De acordo com a secretária, foram adquiridas 500 câmeras corporais para as forças de segurança.

“Todo o estado será supervisionado pelos três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) – em João Pessoa, Campina Grande e Patos –, que operam 24 horas por dia com imagens de 1.778 câmeras espalhadas pela Paraíba”, explicou.

Além disso, também há o monitoramento por 45 câmeras de reconhecimento facial no Parque do Povo. Sistemas de vans, drones e câmeras fixas também estão sendo utilizados.



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