Paraíba
Ponte da PB-034 entre Alhandra e Caaporã tem risco estrutural e governo decreta situação de emergência por 180 dias
09/04/2025

Da Redação / Portal WSCOM
O Governo da Paraíba decretou situação de emergência no trecho da Ponte Cupissura, sobre o Rio Papocas, na rodovia estadual PB-034, entre os municípios de Alhandra, Cupissura e Caaporã, no Litoral Sul do estado. A estrutura, interditada desde fevereiro, foi danificada pelas fortes chuvas que atingiram a região em janeiro e apresenta risco de colapso.
O decreto foi publicado na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial do Estado e terá validade de 180 dias. A medida se baseia em laudo técnico do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), que apontou falhas estruturais em um trecho de 15 metros e classificou a situação como de “iminente risco de colapso absoluto e elevada probabilidade de acidentes com vítimas”.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Com mais de 50 anos de construção, a ponte utiliza tecnologia considerada ultrapassada. Segundo o governo, a rodovia PB-034 é considerada estratégica para o transporte de pessoas e mercadorias, incluindo a produção agrícola e industrial da região, como a canavieira. A interdição total ou prolongada do trecho pode comprometer o abastecimento e impactar a economia local.
O decreto autoriza a abertura de crédito extraordinário e permite a dispensa de licitação para a contratação de serviços, compra de materiais e aluguel de equipamentos necessários à execução das obras emergenciais. Essas ações devem seguir os prazos e critérios legais para garantir a segurança da população e restabelecer o tráfego na região.
Durante o período de interdição da PB-034, a BR-101 permanece como rota alternativa para o deslocamento entre os municípios afetados.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.