O ex-deputado federal João Agripino Neto analisou, em texto publicado em suas redes sociais, a ascensão do seu familiar Gervásio Maia no cenário político estadual. Ele comentou a trajetória do mesmo, a amizade herdada do pai pelo governador Ricardo Coutinho e o jeito de fazer política de seus antepassados. Segundo João Agripino, Gervásio “com serenidade e lucidez, abre a porta do futuro para alcançar projeção nacional à exemplo dos seus antepassados”.
A Ascensão de Gervásio
A presença da família Mariz Maia na política paraibana e norte-riograndense, é marcada por um traço de grande importância: a vocação para o exercício da política. Certa feita, Cida Lobo, organizadora da memória da Assembleia Legislativa da Paraíba, após analisar a participação dos integrantes da família na política, afirmou que a marca peculiar de todos eles, era a colocação do interesse público acima dos interesses pessoais, e sempre avessa ao culto do nepotismo e das oligarquias familiares. A presença de membros da família na política – seja paraibana , seja nacional – remonta ao século 19, quando Antônio Mariz, médico em Sousa, foi deputado federal, ainda no Império. Agora, com a posse de Gervásio Maia como Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, consolida-se uma liderança jovem e emergente na política paraibana.
É muito grande a responsabilidade de Gervásio ao assumir a chefia de um dos três poderes estaduais pela obrigação de honrar o nome do pai, que ocupou condignamente o mesmo cargo. Com certeza, em sua atuação, estará presente também a amizade que seu pai cultivou, até o seu último dia de vida, com Ricardo Coutinho, que enxerga em Gervásio, o filho, a continuidade do apreço e consideração que tinha pelo pai.
Gervásio Maia, desde cedo, demonstrou o gosto pela política, pulsando o sangue que lhe corria nas veias. Acompanhava o pai, onde quer que fosse, sempre ao seu lado. Está no quarto mandato de deputado estadual e sua atuação é destacada tanto na Assembléia quanto na assistência e apoio aos que ajudam a sedimentar sua trajetória. É incansável no cultivo de suas bases eleitorais.
Na solenidade de sua posse, chamou atenção um detalhe importante: desde sua chegada ao recinto do evento até assumir à tribuna, Gervásio irradiava felicidade. Sua alegria, espontânea e natural, deixou transbordar o seu carisma à toda plateia que o aplaudia, com o mesmo entusiasmo, principalmente dos “girassóis” do partido que o acolheram de braços abertos.
Assim, com serenidade e lucidez, abre a porta do futuro para alcançar projeção nacional à exemplo dos seus antepassados.
João Agripino Maia