Cultura

Poeta Marcus Alves participa do projeto Tome Poesia, Tome Prosa

Poeta será uma das atrações do projeto que visa disseminar a cultura


08/05/2021

Da Redação / Portal WSCOM

A partir das 14h deste sábado será exibido através do Youtube e do Facebook o projeto “Tome Poesia, Tome Prosa”, que terá como uma das atrações o poeta Marcus Alves, diretor-presidente da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Este é o sétimo programa da iniciativa que visa destacar a cultura literária e promover debates sobre este universo.

“Minha expectativa é muito boa. Vamos fazer uma conversa sobre uma das coisas que eu mais gosto de pensar, de fazer e de lidar que é a procura pela palavra. A poesia me acompanha desde a juventude”, comentou. Para ele, o ‘Tome Poesia, Tome Prosa’ tem se revelado um ato exitoso, tornando possível abraçar outros colegas escritores, mesmo que virtualmente, trocando ideias, falando do modo de escrita de cada um, dos desafios do ato de escrever, sobretudo num momento delicado de pandemia.

“Quando Antônio Mariano me convidou para essa experiência, eu aceitei muito feliz. Acho que vai ser um encontro bonito. Vou poder relembrar alguns dos meus poemas publicados nos diversos livros que já escrevi e, principalmente, estabelecer uma conversa fraterna com outros amigos escritores”, acrescentou Marcus Alves.

“O nosso Marcus Alves é um cidadão do mundo, com quem tenho muita afinidade. Cheguei a escrever a orelha de um dos livros dele. É uma bela poética e acho que será um dia de festa”, afirmou o apresentador Antônio Mariano. Além de Marcus Alves, estarão no programa o poeta Celso de Alencar (SP) e a romancista e contista Adrienne Myrtes (PE), que também vão contar suas histórias.

No formato atual, o programa, que possui vários quadros, traz sempre três convidados, poetas e prosadores. Em um dos quadros, eles leem parte de seus poemas, entrevistam-se mutuamente. Os internautas também fazem perguntas ao vivo, via chat. No final, há o quadro ‘Despedidas’, com as considerações finais.

O ‘Tome Poesia, Tome Prosa’, porém, tem história e já se chamou apenas ‘Tome Poesia’, quando era transmitido em encontros presenciais nos bares de João Pessoa. A cada encontro, dois poetas falavam sobre suas trajetórias literárias, processo de criação. Mais adiante, foram incluídos escritores e, assim, o programa se tornou ‘Tome Poesia, Tome Prosa’, sendo exibido até 2010, e retornando durante a pandemia ao vivo e 100% on-line.

Entre os nomes de peso sempre dividem a tela com Antônio Mariano estão Linaldo Guedes, Astier Basílio, Sérgio de Castro Pinto, Maria Valéria Rezende, Rosa Amanda Strausz, Luci Collin, Whisner Fraga e André Ricardo Aguiar estão entre os que já passaram pelo ‘Tome Poesia, Tome Prosa’, falando de suas experiências no mundo da literatura.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.