Paraíba

PMJP abre diálogo e Cartaxo recebe taxistas no Centro Administrativo

Após protestos


25/07/2013



O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), recebe neste momento, uma comitiva de taxistas, no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado no bairro de Água Fria. Os taxistas realizam protesto na Capital desde o início da manhã desta quinta-feira (25). Mais cedo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) enviou nota a imprensa informando que foi o diálogo com os manifestantes já havia sido aberto e conseguiu avançar em 11 dos 12 pontos apresentados pela categoria.

Nesta quinta-feira (25) cerca de 40 taxistas foram recebidos pelo chefe de Gabinete do prefeito, Zennedy Bezerra, pelo secretário de Gestão Governamental, Rodrigo Soares e pelo diretor de Operações da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Cristiano Queirós, no Paço Municipal, para tratar sobre as negociações.

“O governo está aberto ao diálogo e nossa proposta inicial é ouvir as reivindicações dos taxistas e de qualquer outra categoria. Já avançamos em 11 pontos e estamos abertos para conversar sobre qualquer assunto. O prefeito Luciano Cartaxo sempre esteve aberto ao diálogo como tem feito desde o início do seu governo. Aguardamos agora apenas uma definição por parte da categoria”, destacou o secretário Zennedy Bezerra.

O secretário revelou que as negociações avançaram nos seguintes pontos apresentados pelos taxistas: Combate aos transportes clandestinos; invasão dos táxis de outros municípios; fiscalização dos táxis com sistema de rádio táxi de outros municípios e trabalhando na Capital; pagamentos de propinas entre mensageiros e taxistas da Capital e outros municípios; carros de pequeno porte sendo credenciado como transporte de turismo; fiscalização com blitz em conjunto com a BPTran a noite e nos finais de semana; sinalização precária nas praças de táxis; construções de abrigos em alguns pontos de táxis; fiscalização nos eventos, determinando os locais para taxistas; proposta de parceria com o programa Minha Casa, Minha Vida; e analisar os débitos do ano de 2011 e 2012 do ISS que os taxistas são isentos.

De acordo com Zennedy Bezerra, o único ponto que não avançou foi a questão da circulação dos táxis nas faixas exclusivas de ônibus.

Segundo o secretário Executivo da Mobilidade Urbana, Nilton Pereira, a fiscalização dos transportes irregulares em João Pessoa sempre foi feita e que na semana passada os trabalhos foram intensificados. “Temos multado e apreendido em média cinco veículos irregulares por dia durante as fiscalizações, que estão sendo feitas em parceria com a BPTran.

Durante a reunião com os secretários, os taxistas exigiam falar com o prefeito no Paço Municipal, localizado no Centro, mas Cartaxo disse que poderia recebê-los no CAM. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //