Educação

Planeta Saturno entra em fase de observação na Estação Cabo Branco

Astronomia


12/04/2013



 Até setembro, o público visitante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, pode apreciar os anéis de Saturno, tido como o mais belo planeta do Sistema Solar, em sessões de observação do espaço aos domingos, das 18h30 às 20h30. As sessões acontecem três vezes na semana (as terças, quintas e domingos) no Terraço Panorâmico, mas os dois primeiros dias são reservados às escolas agendadas, sendo liberadas ao público apenas no feriado. Há um outro condicionante no caminho até os astros: o tempo tem que estar aberto, limpo de nuvens e sem risco de chuvas.

“Júpiter ainda pode ser avistado também, mas se encontra muito baixo no horizonte”, diz o astrônomo Marcos Jerônimo, que comanda as sessões. A lua, por sua vez, não, já que se encontra em fase nova. Próximo dia 25, ela entra na sua plenitude cheia, mais brilhante (e até dolorida para visões mais sensíveis), e é a partir daí que pode ser acompanhada pelos telescópios da Estação também.

Oposição de Saturno – No domingo (28), outro fenômeno anual relacionado ao planeta anelado entra em curso: é a oposição de Saturno. “Trata-se do alinhamento entre o Sol, a Terra e Saturno, o momento em que este fica mais próximo de nós, portanto mais propício para a observação”, esclarece Marcos Jerônimo. A oposição não está atrelada a nenhum outro fenômeno de caráter climático que porventura nos afetaria.

Saturno – Saturno é o segundo maior planeta do nosso Sistema, atrás somente de Júpiter. Faz parte dos planetas gasosos do Sistema Solar e sua órbita está localizada entre Urano e Júpiter. Sua característica mais marcante é o conjunto de anéis, o único visível da Terra. Estes anéis são constituídos basicamente de poeira, gelo e materiais rochosos que, por vezes, lembram uma pista de patinação. Apesar de terem milhares de quilômetros de diâmetro, sua espessura não passa de 1,5 quilômetro. “Saturno é o mais belo planeta perceptível daqui, mas Vênus também se destaca por sua transição de fases”, destaca Marcos Jerônimo.

Dos atuais oito planetas do nosso Sistema (Plutão foi rebaixado à condição de planeta-anão em 2006 pela União Astronômica Internacional), os que podem ser vistos da Estação são Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, além do satélite lunar.

Marcos Jerônimo – Geógrafo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É astrônomo amador há 42 anos e também diretor técnico e científico da Associação Paraibana de Astronomia (APA). Tem especialização em Direito Ambiental (ex-Faculdade Francisco Mascarenhas, atual FIP) e em Ensino da Astronomia (Universidade Cruzeiro do Sul – SP).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //