Educação

Pedagoga fala sobre importância de colocar limites na educação das crianças

Educação doméstica


03/05/2013

Nessa quinta e sexta-feira, dias 02 e 03 de maio, a pedagoga Fernanda Sobreira esteve em João Pessoa para o Encontro de Pais do Colégio Século. Na ocasião, ela tratou sobre o desafio de educar crianças, colocando limites, em um mundo com tantas mudanças, como os rápidos avanços tecnológicos.

Dentro do tema da palestra, Fernanda destacou a importância de impor limites às crianças. “O que estamos sentindo é que as famílias estão muito indecisas sobre o que seria limite hoje. O que seria limite? Seria acompanhar o filho sem perder de vista os valores familiares, acompanhar de perto a criança para que ela possa suportar melhor a bagagem de informação que está recebendo, pra ajudar a criança a peneirar o que serve e o que não serve pra vida dela”, explica a especialista.

Para ela, a família precisa ter tranquilidade e confiança na hora de buscar uma parceira na educação dos seus filhos. “A escola é a grande parceira nessa educação e tem um papel muito claro, ela oferece o conteúdo teórico necessário, mas também coloca o aluno no desafio de conviver com outras pessoas. A escola é o maior laboratório que existe na sociedade”. Por isso, Fernanda destaca a importância da família sentir-se segura na hora de escolher a escola e conhecer de perto o seu projeto pedagógico.

Outro ponto levantado pela pedagoga sobre o tema foi o da responsabilidade que os pais, muitas vezes, aplicam à escola na hora de educar. “Existe uma base relacionada aos valores da família, hábitos que começam desde o nascimento, que a criança traz de casa. Ela precisa dessa base familiar, o que pode ou o que não pode fazer. Ela precisa conviver com a frustação em casa para que ela viva no coletivo da melhor forma. Essa base da família é que dá segurança ao aluno para a convivência na escola”, detalha Fernanda.

Em tempos de muito trabalho e tempo escasso, a pedagoga destaca a importância dos pais dedicarem parte do seu tempo aos filhos. “Tem valores que só a família pode trabalhar. Mesmo que não seja a família ideal, um momento que os pais dediquem às crianças é muito mais valioso do que eles imaginam. Elas têm uma vontade muito grande em se espelhar nos seus genitores e isso precisa ser aproveitado”, comenta.

Pela segunda vez, Fernanda vem à capital paraibana para o Encontro dos Pais do Colégio Século. Ela é pedagoga, pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão de Pessoas e Equipes e diretora de relacionamento da Rede Pitágoras, instituição à qual o colégio é associado. O Encontro aconteceu nas unidades dos Bancários e Bairro dos Estados.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //