Paraíba
Paulo Bezerril revela propostas para valorizar classe na Associação Paraibana de Defensores Públicos
21/05/2023
Por Walter Santos
O Defensor Público Paul Bezerril ainda repercute entrevista ao programa ancorado por Alberto Sales, na TV MASTER, quando se apresentou como candidato à residência da Associação Paraibana de Defensores Públicos (APDB) apresentando seus pontos em defesa da categoria, caso seja eleito.
Ele lembrou que foi “o primeiro Defensor Público aposentado a conseguir a paridade dos subsídios com os da ativa, judicialmente, depois colaborei com a Defensoria Pública para a consecução processual dos outros colegas aposentados! Participei ativamente para a estrutura da Associação dos Defensores Públicos, vendi o terreno onde hoje é a sede Social na Praia de Campina em Cabedelo”.
– Na administração à época como Presidente Dr. Vanildo, na administração ainda da APDP de Presidente Madalena Abrantes conseguimos carrear recursos financeiros com meus amigos pessoais (que me pediram não declinar seus nomes)”.
Ele revelou ainda que “fui convidado pelo Multimídia Jornalista Walter Santos a escrever um artigo (Coluna) semanal no WSCOM, por uma indicação do Deputado Gilvan Freire! À época já tinha uma Coluna no Jornal O Norte semanal do meu estimado amigo Marconi Góes hoje falecido, como enviava meus artigos para o Jornal Correio da Paraíba do também amigo pessoal Senado Roberto Cavalcanti, onde durante o seu mandato a meu pedido, recebeu no Salão de Recepção do Jornal Correio da Paraíba dezenas de Colegas Defensores Públicos onde reivindicamos apoio no Senado Federal às nossas prerrogativas que ora tramitavam no Congresso Nacional!”.
Ele disse que “na mesma época fui nomeado Juiz Classista do Trabalho à época seu Presidente Rui Formiga, participei da lista tríplice por indicação do Deputado Federal Dr Luís Costa Bronzeado, amigo e compadre do meu pai, onde hoje ainda nutro uma amizade pessoal com seu filho Valério Bronzeado, que já trabalhou conjuntamente comigo no Fórum Civil, pois era também Defensor Público, onde migrou para o Ministério Público e aposentou-se há alguns anos com Promotor Público da Cidade de Cabedelo!”.
Segundo ele, “após meu mandato de 2 anos no Tribunal do Trabalho em Guarabira fui outra vez escolhido em lista tríplice para renovação do Mandato com uma indicação de amigos políticos e de um empresário Jornalista Marcondes Brito Superintendente à época do Jornal O Norte! Há uns doze anos atrás o Governador à época estava destroçando a Defensoria Pública com a nomeação de parentes e de seus eleitores para dentro da Defensoria Pública como a entidade fosse uma repartição pública”.
Disse ainda que “nessa ocasião havia um terror na Defensoria Pública e na APDP pois a prerrogativa do ” basta ” deveria de ser pela via judicial! Naquela ocasião sem ser dirigente nem da APDP nem da Defensoria Pública fui a Assembleia Legislativa a procura do Deputado Luciano Cartaxo que de plano telefonou para o seu Jurídico Dr Anselmo Castilho, e foi protocolada a ADIN em favor da Defensoria Pública da Paraíba! Ocasião que foi proclamada da a nossa ” Autonomia Funcional e Administrativa! No Governo de José Maranhão fui convidado algumas vezes pelo seu Chefe de Gabinete Inácio Souto para ir no Altiplano na casa do Governador que ele queria falar comigo sobre a Defensoria Pública, às 8 horas da manhã, frise-se que eu não nem era da APDP nem dirigente da Defensoria Pública!”.
Acrescentou: “Lembro que lá chegando na primeira visita, estava esperando na varanda da sua casa logo cedo da manhã, quando de repente uma sua auxiliar perguntou pelo meu nome , respondi ela disse-me o Governador mando o Dr entrar que ele está na sala lhe esperando! Logo ele acenou para que me sentasse! Quando sentei , ele ficou me olhando e disse Dr Paulo Bezerril o Sr é parente do Deputado Manoel Gaudêncio? Eu prontamente respondi, sua Exa. está se referindo aquele Deputado que está construindo o MAG Shopping? E complementei, esse cidadão tem sido muito procurado por muitos agiotas, pois pediu muito dinheiro emprestado e não quer pagar a ninguém! Ele desabou em sorrisos, eu e ele ! Foi uma brincadeira que fiz e ele não se conteve bem alegre! ( MANOEL GAUDENCIO É MEU AMIGO PESSOAL) ele riu muito! Aliás algumas pessoas já me indagaram dessa condição de parentesco com Manoelzinho e ele sabe disso!”
Para ele, “no seu Governo tentei fazer gestões para a aquisição de um Hotel na Praça João Pessoa para a Defensoria Pública, mais infelizmente não prosperou! Hoje por gestões ultrapassadas temos a nossa sede na Bica , onde não é plenamente justificável! Mais essa é nossa história! Afora as esquecidas pelo túnel do tempo! Ainda tenho anotações, artigos e fotos dessa longa caminhada!”.
Ele adiciona: “E torna- se amigo do Chefe do Executivo, que para não melindra-lo aceita passivamente tudo que vier do Governo, se acha agraciado com um subsídio triplicado dos demais Defensores, caro e motorista a sua disposição, tornando- se uma presa dócil palaciana, gozando das melhores benesses, pouco ou nada ligando para a Defensoria Pública! É aí que o ” Jabuti ” foi plantado através de anos , ficamos atrasados, onde hoje ostentamos a pior sede administrativa e o menor subsídio do país diante as suas congêneres no Brasil!”
Conforme avalia, “o nosso orçamento é 0, 57% o menor do Estado diante o Ministério Público, a Magistratura, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Contas do Estado! Falta recursos pra tudo , hoje não tem Defensor Público de primeira entrância, os assistido são recepcionados na via pública, nas calçadas da Instituição, falta computadores, e material de expediente ! Só realmente uma Frente Parlamentar, envolvendo a maioria dos Deputados Estaduais será possível reverter essa situação no Orçamento Estadual suprindo de recursos definitivamente para resolver essa situação deprimente!”.
Ele adiciona:” Ultimamente foi feito um Concurso Público para Defensor , onde foram aprovados 63 e 30 pediram desistência; 33 foram nomeados, 29 foram empossados, 4 não tomaram posse, 6 pediram exoneração. E só restaram 23 Defensores”.
Segundo ele, ” o subsídio é baixo, não atrai os concursados! Hoje um juiz de primeira entrância percebe 32 mil .Um Promotor Público 32 mil ;Um servidor da Assembleia 31 mil; Um Secretario do Estado 23 mil;
Um Conselheiro do TCE 37 mil. O DEFENSOR Público de primeira entrância 12.213,00″ .
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.