Paraíba

Paraibanos podem escolher melhor dia para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional

Para a emissão da CIN é necessário portar documentos como a Certidão de Nascimento ou Casamento (documento original ou cópia autenticada), comprovante de residência, identidade antiga (se disponível), e CPF regularizado e atualizado.


23/07/2024

(Foto: Divulgação)

Portal WSCOM

Os paraibanos dispõem agora de uma nova modalidade de agendamento para emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN), cujo serviço está sendo ofertado diariamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h. Com o novo sistema, os interessados poderão programar o atendimento para o dia útil seguinte ao agendamento e escolher em qual dos postos deseja ser atendido. Inicialmente, esse atendimento está sendo prestado nas Casas da Cidadania de João Pessoa, e nas cidades de Bayeux, Campina Grande, Guarabira e Santa Rita. Para facilitar o acesso da população, os pontos de atendimentos estão sendo ampliados e descentralizados.

Para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional, basta acessar o site. A emissão da primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional é um serviço oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado. Somente nos casos de emissão da segunda via da CIN há taxas estabelecidas.

Conforme o gerente executivo das Casas da Cidadania, Leandro Carnaúba, com essa novidade, o sistema de agendamento para a emissão de Carteira de Identidade Nacional é diário. “Você pode agendar o seu atendimento para o dia útil seguinte. São mais opções para o cidadão realizar marcação e escolher o melhor dia para emitir a sua nova carteira. O número de pontos de atendimento está sendo ampliado e descentralizado, tudo para melhor atender a população e garantir os seus direitos. Lembrando que a população não precisa ter pressa, porque temos até 2032 para fazermos a mudança para as novas Carteiras”, informou.

O servidor público Anderson Fernandes Vieira (44), que levou o filho Francisco Luna Fernandes Vieira (6), ao Parayba Mall para emitir a CIN, estava eufórico com o novo serviço, e pelo fato de ser vizinho da nova Casa da Cidadania. “Ficou muito melhor por você ter como se programar, atendimento prático, pontual, com comodidade, e próximo a minha casa”, comentou animado.

Já Carlos Machado (54), bancário, residente no bairro Cidade Universitária, precisando emitir as CINs dos três filhos, de sete meses, sete e nove anos, disse que “o agendamento diário superfacilita, prático poder escolher dia e o local, resolvendo um pequeno problema de inconsistência ficará ótimo”.

A comerciante Rivaldira Dantas Barbosa (61), residente no bairro do Bessa, já estava usufruindo do novo serviço, após conseguir agendar no dia anterior. Era só elogios: “Com certeza ficou maravilhoso, marcar para resolver no outro dia, é top. Antes era muito sofrimento. Estou muito feliz com essa nova modalidade”.

Para a emissão da CIN é necessário portar documentos como a Certidão de Nascimento ou Casamento (documento original ou cópia autenticada), comprovante de residência, identidade antiga (se disponível), e CPF regularizado e atualizado.



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