Paraíba

Paraibana que estava em Israel desembarca no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa


11/10/2023

(Foto: Reprodução/TV Tambaú)

Portal WSCOM



A enfermeira paraibana Tânia Cunha, de 59 anos, que estava em Israel, chegou ao estado por volta das 11h desta quarta-feira (11), desembarcando no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na região Metropolitana de João Pessoa. Ela foi uma das passageiras do primeiro voo de resgate e repatriação de brasileiros que se encontravam no meio do conflito no Oriente Médio desde o último fim de semana.

Tânia compartilhou suas experiências, descrevendo os momentos difíceis que passou e o alívio em retornar à terra natal: “Melhor sentimento do mundo. Foram dias difíceis. Nossa sorte era que estávamos em um hotel que dispunha de abrigo. É uma coisa que eu não vou esquecer, as pessoas angustiadas. Uma funcionária do hotel me pediu para levá-la.”, revelou

A paraibana relatou a presença recorrente de sirenes durante sua estadia em Israel e expressou sua gratidão ao Brasil pela ação de repatriação. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) inicialmente chegou a Brasília por volta das 4h10 desta quarta-feira (11). Em seguida, os repatriados foram transferidos para um voo comercial.

Os repatriados brasileiros partiram de Tel Aviv na tarde de ontem (10), e viajaram por aproximadamente 14 horas até a capital federal. A operação de repatriação está ocorrendo devido ao conflito entre Israel e o grupo Hamas no Oriente Médio.

O governo federal informou que estão planejados mais quatro voos até domingo, dia 15, como parte da “Operação Voltando em Paz”, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. A estimativa é repatriar cerca de 900 brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina.

A empresa aérea Azul irá custear as passagens para o deslocamento dos brasileiros até seus destinos finais, em parceria com a Presidência da República. Os próximos voos de repatriação estão programados para pousar no Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e, por fim, no Rio de Janeiro novamente.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.