Economia

Paraíba se destaca na abertura de novos negócios e ocupa 3º lugar nacional em registros de MEIs


19/03/2025

Portal WSCOM

O ambiente empreendedor na Paraíba começou 2025 em ritmo acelerado, com mais de 14 mil novos negócios formalizados apenas nos dois primeiros meses do ano. Segundo levantamento do Sebrae, o estado registrou um crescimento de 56,8% na abertura de empresas em comparação ao mesmo período de 2024, ocupando a quarta posição no ranking nacional, atrás apenas de Ceará (71,1%), Piauí (66,8%) e Amazonas (59,2%).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O relatório aponta ainda que a Paraíba teve um desempenho expressivo na formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs), ocupando o terceiro lugar do país nessa categoria, com um percentual de 44,5%. Apenas o Piauí (53,3%) e o Amazonas (45,3%) superaram esse índice, enquanto a média nacional de crescimento dos MEIs foi de 27,7%.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Germana Espínola, o início do ano tem sido promissor para pequenos negócios em todo o Brasil. “O Brasil iniciou 2025 com um ritmo acelerado na abertura de novos negócios. Nos meses de janeiro e fevereiro, foram registradas quase 1 milhão de novas empresas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP)”, destacou.

Na Paraíba, os pequenos negócios já somam 288.583 até a primeira quinzena de março, sendo que 54,8% desse total correspondem a MEIs. O setor de serviços segue como a principal escolha dos empreendedores, representando 63,8% das novas empresas formalizadas.

“O setor de serviços segue como a principal escolha dos empreendedores, representando 63,8% dos novos negócios formalizados no país. O crescimento reforça a tendência de expansão do setor, impulsionado por atividades como tecnologia, educação e serviços especializados”, acrescentou Germana.

Para apoiar o desenvolvimento desses negócios, o Sebrae/PB tem promovido diversas ações voltadas ao público empreendedor, incluindo eventos, consultorias e programas em parceria com instituições. No caso dos MEIs, o atendimento ocorre por meio de Salas do Empreendedor, cursos online gratuitos e iniciativas como a Semana do MEI, realizada anualmente.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.