Paraíba

Paraíba apresenta terceira menor taxa de desocupação entre os nove estados do Nordeste


19/05/2024

(Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília)

Portal WSCOM



No primeiro trimestre de 2024, a Paraíba registrou a terceira menor taxa de desocupação do Nordeste, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desocupação do estado foi de 9,9%.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Comparando com o primeiro trimestre de 2023, houve uma redução de 1,2 ponto percentual. Em relação ao último trimestre de 2023, a taxa permaneceu estável, tendo sido registrada em 9,6%.

O IBGE define como desocupadas as pessoas que não estavam trabalhando, mas estavam disponíveis para trabalhar e tomaram alguma ação efetiva para conseguir emprego nos trinta dias anteriores à semana da pesquisa.

Regionalmente, a Paraíba se destacou, apresentando a terceira menor taxa de desocupação entre os nove estados do Nordeste, ficando atrás apenas do Ceará (8,6%) e do Rio Grande do Norte (9,6%). A taxa de desocupação da Paraíba também ficou abaixo da média regional do Nordeste, que foi de 11,1%.

Em termos absolutos, no primeiro trimestre de 2024, a Paraíba tinha uma população ocupada de 1,073 milhão de pessoas. Isso representa um aumento de 91 mil pessoas ocupadas em comparação ao mesmo período do ano anterior.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //