Entretenimento

Parahyba Ska Jazz lança seu primeiro single com videoclipe nesta sexta


26/05/2020

Parahyba Ska Jazz Foundation por Alessandro Potter

Portal WSCOM



O grupo instrumental Parahyba Ska Jazz Foundation foi formado na capital paraibana em 2014, mas só após muita estrada – que chegou a levá-los ao maior festival do gênero na América do Norte – é que lançam oficialmente no próximo dia 29 de maio (sexta) seu primeiro single “Smoke Minister” para o mundo todo através das principais plataformas de streaming. No YouTube da banda, onde o grupo já disponibilizou duas prévias do single, o público poderá conferir o videoclipe em animação da música nesta sexta – inscreva-se aqui e ative as notificações. Abaixo conheça melhor o grupo e leia a entrevista com os produtores musicais e diretor do filme que trabalharam no single.

 

A big band conta com naipe de metais, muito groove, improvisações e uma mistura de ritmos jamaicanos, americanos e brasileiros. Seus shows cheios de energia a fizeram conquistar importantes palcos, como do Victoria Ska And Reggae Festival no Canadá – em que foram a única representante sulamericana na edição de 2018 – e do Universo Paralelo na Bahia. A Parahyba Ska Jazz Foundation afirma que pretende lançar ainda em 2020 mais um single, dois videoclipes e seu primeiro álbum cheio.

 

A produção musical do single é assinada pela própria banda juntamente com Renato Oliveira, proprietário do estúdio Gota Sonora, onde a música foi gravada entre o fim de 2019 e início de 2020. Ele conta que “Foi muito significativo e desafiador. O Ska é uma pedrada de som e balanço, e sua sonoridade clássica exige um nível exato de pegada instrumental, dinâmica e resistência, fórmula que foi injetada de forma muito natural pelos músicos da banda, que já estão calejados com o timbre certeiro que o Ska exige.” e completa “o desafio foi equilibrar a sonoridade entre os clássicos do Ska e ao mesmo tempo evidenciar as peculiaridades de cada músico”.

 

O videoclipe em 2D, feito com técnicas como coutout, cellanimation e rotoscopia, é uma obra de Renato Silva, responsável por dirigir, ilustrar, animar e editar o filme. Ele comenta que “A partir de uma conversa com a banda construí o roteiro, busquei referências e realizei toda a animação. A idéia é representar uma sociedade distópica, controladora e futurista onde a banda é justamente o contraponto de tudo isso.” Renato, que também foi responsável pela capa do single, acrescenta que “animações em geral sempre inspiram, mas gostaria de destacar o filme Akira de Katsuhiro Otomo”.

 

Capa de “Smoke Minister” por Renato Silva

 

Rafael Toloi, responsável pela masterização da música e baixista da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana falou um pouco sobre a banda: “Eu conheci a ‘Parahyba Ska’ porque sempre fui antenado na cena de ska nacional. Sempre quis fazer um trabalho junto da banda” E completa sobre a experiência de trabalhar no single: “Usei uma abordagem para a masterização com um pouco mais de punch do que as convencionais de ska, para soar mais pesada e dançante. Gostei muito de fazer a masterização dessa música, gostei da composição, dos arranjos e da execução dos músicos.”

 

Parahyba Ska Jazz Foundation por Alessandro Potter

 

A Parahyba Ska Jazz Foundatin é Alysson Ramalho no Trompete, Rodrigo Marques no Saxofone, Sandro Rodrigo no Trombone, Francisco Vasconcelos na Bateria, Everton Gugui no Contrabaixo, Alysson Jorge na Guitarra e Renato Oliveira no Teclado. A produção executiva é da Toroh Música&Cultura.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //