Educação

Pais de alunos de escola pública acompanham mais dever de casa

Presença


20/06/2013



 A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) do IBGE com os ministérios da Saúde e da Educação mostra que, para os estudantes, os pais de alunos da rede pública estão mais atentos ao dever de casa do que os com filhos na rede particular. A consulta foi feita a 109 mil adolescentes de 13 a 16 anos de idade que estavam em 2012 no último ano do ensino fundamental.

O hábito dos pais ou responsáveis de verificar os deveres de casa dos escolares foi investigado porque a participação da família é considerada por especialistas como saudável para crianças e adolescentes. Do total, 32,3% responderam que um adulto da família acompanhava seus deveres de casa, mas ao contrário da maioria dos dados o porcentual sofre boa alteração quando separados os sistemas público, em que 33,4% responderam ter acompanhamento, do particular, em que o porcentual cai para 26,8%.

A região que tem a sensação de ser mais monitorada pelos responsáveis é a Nordeste (37,7%) e a menos, Sudeste (29,9%). O dado chama atenção especialmente por mostrar, do ângulo dos alunos, a participação de pais que é comumente criticada por professores por ser pequena.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //