Paraíba

Padre da Paraíba critica montagem de Trump como Papa: “Cão, demônio, besta fera”


05/05/2025

Da Redação / Portal WSCOM



A montagem digital que mostra Donald Trump vestido de papa gerou forte reação do padre paraibano Djacy Brasileiro, da Diocese de Cajazeiras. A imagem foi publicada por Trump em sua rede Truth Social e replicada posteriormente pela conta oficial da Casa Branca na plataforma X (antigo Twitter), neste domingo (4).

A foto, gerada por inteligência artificial, mostra o ex-presidente dos Estados Unidos sentado em um trono, com vestes brancas e o dedo indicador erguido, em uma composição que imita os paramentos papais. A postagem ocorre poucos dias após Trump ter participado, ao lado da esposa Melania, do funeral do papa Francisco, morto no dia 21 de abril, aos 88 anos.

Em suas redes sociais, o padre Djacy, que atua na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no município de Pedra Branca, classificou a publicação como ofensiva. “Nojento, seboso, podre, fedorento, amaldiçoado, infeliz, gotaserena, cão, demônio, besta fera. Que mais?”, escreveu o sacerdote.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O episódio gerou reações em diversos países, com críticas ao uso de inteligência artificial para retratar figuras políticas em contextos religiosos. Internautas e líderes católicos acusaram Trump de desrespeitar a fé de milhões de pessoas ao satirizar o papado durante o período de luto da Igreja.

Mesmo tratando a postagem como uma piada, Trump afirmou que “gostaria de ser o novo papa”, ao comentar a imagem. Ele também citou o cardeal Timothy Dolan, de Nova York, como um “muito bom” candidato ao cargo. A fala, no entanto, não amenizou as reações de indignação.

O conclave que definirá o sucessor de Francisco começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano. Até o momento, o Vaticano e a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos não se manifestaram sobre a imagem publicada por Trump.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.