Música

Orquestra Sinfônica Pop da UFPB faz show e lança CD

Concerto


25/07/2014



O segmento POP da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresenta show e faz o lançamento do CD "Poetas sem Concerto", com músicas da segunda metade dos anos 1980 para o antológico grupo Oficina Literária, escritas por Odair Salgueiro (1950-2001), Antônio Arcela (1957-2012) e Carlos Anísio. Com entrada franca, o show será nesta sexta-feira (25), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB.

Além dos músicos da OSUFPB Pop – incluindo Costinha (Saxofones), Leo Meira (violão), Helinho Medeiros (teclados), Xisto Medeiros (baixo), Gledson Meira e Francisco Xavier (percussão). O show contará com a participação de vários artistas convidados, como Glauco Andreza (percussão), os cantores Izadora França, Rafa Araújo, Fátima França, Paulo Brasil, Erick Von Sohsten, Zé Carlos Bicudo e Eleonora Montenegro, dentre outros.

O show terá também, a participação especial do Coro de Câmara Villa-Lobos e de Rodolfo e Pedro Salgueiro, filhos de Odair Salgueiro. A regência e direção do espetáculo são do Maestro Carlos Anísio, que declarou: "Poetas Sem Conserto” é uma mostra da parceria musical e poética de Odair Salgueiro (1950-2001), Antônio Arcela (1957-2012) e Carlos Anísio, produzida na segunda metade dos anos 1980 para o grupo Oficina Literária nos seus espetáculos lítero-poético-musicais: ‘Império da Arte Explícita’, ‘Código Nacional de Trânsito’, ‘Vide Obra ou Consulte a Bula’ e o inédito ‘João: Pessoa, Cidade’.

Sob a condução de Antônio Arcela, a Oficina Literária misturava novos poetas da cidade com músicos, atores, quadrinistas, artistas plásticos e pensadores para ler e reinterpretar escritores consagrados e malditos, publicar e divulgar novos autores e realizar uma atuação cultural transgressora e cativante através de saraus, shows de bolso, fanzines, sketches, peças e musicais em espaços convencionais e alternativos da capital.

Em junho de 2001, com o súbito falecimento de Odair Salgueiro, a sonhada montagem do musical ‘João: Pessoa, Cidade’, a partir da concepção da coreógrafa e diretora Rosa Cagliani (1957-2009), transformou-se no CD homenagem ‘Poetas Sem Conserto’ (com produção de Elizabeth Salgueiro e direção artística de Carlos Anísio), concluído em novembro do mesmo ano, mas que, apesar dos vários esforços, não foi formalmente lançado. Em julho de 2012, Antônio Arcela falece, após longa enfermidade, sem ver o CD lançado. “Agora, 13 anos após sua gravação, a OSUFPB Pop, o Coro Villa-Lobos e vários músicos e cantores convidados se reúnem para celebrar “Poetas Sem Concertos” num tributo a Odair Salgueiro e Antônio Arcela”.

Antes do início do show, às 19h40 haverá minipalestra de Carlos Anísio sobre o programa, seguindo o novo formato de apresentação da OSUFPB nesta temporada de 2014. Este será o décimo concerto da temporada da OSUFPB e seus segmentos, num total de vinte e sete apresentações.

As apresentações da OSUFPB é uma realização do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) da UFPB em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical da instituição. A coordenação do LAMUSI é do professor Heleno Feitosa ‘Costinha’ e a OSUFPB tem coordenação da professora Luceni Caetano. O Regente Titular é o Maestro Marcos Arakaki.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7143 – LAMUSI.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //