Política

Oposição deve protocolar pedido de CPI para apurar o caso ‘Jampa Digital’

NA ALPB


23/07/2013



O ‘Jampa Digital’ poderá ser alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A bancada de oposição ao governo se reúne na manhã desta terça-feira (23), antes da sessão em plenário, para saber quais encaminhamentos serão tomados sobre o caso. Alguns parlamentares deixam transparecer a vontade de apurar a fundo as denúncias.

“Vamos, com muita tranquilidade, analisar todos os fatos, mas sem precipitação. É uma denúncia muito grave que envolve o governador e pessoas muito importantes e queremos fazer a coisa bem fundamentada. Após reunião, iremos fazer nosso pronunciamento a toda sociedade”, disse o deputado líder da oposição na ALPB, Anísio Maia (PT).

Solicitação antiga

Já o deputado estadual Raniery Paulino (PMDB) lembrou que no ano passado já havia sido solicitada a abertura de uma CPI para investigar o ‘Jampa Digital’, mas o requerimento foi arquivado, e que agora, mais do que nunca, se faz necessário instaurar a CPI de fato.

“É imprescindível a instauração da CPI do Jampa Digital. Ricardo Coutinho é o maior beneficiário nesse processo e ele como governador da Paraíba não pode fugir de sua responsabilidade e deve prestar esclarecimentos à sociedade. Outro ponto a ser investigado é o pagamento feito a Duda Mendonça, marqueteiro da campanha do governador. O valor de R$ 500 mil está muito abaixo do mercado e não corresponde à realidade de um publicitário tão renomado quanto ele”, duvidou.

Auxílio do MPE

O deputado estadual Jandhuy Carneiro (PEN) afirmou que está se reunindo com sua assessoria jurídica para saber quais passos seguir sobre o Jampa Digital e já adiantou também que vai recorrer ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo o parlamentar, a ALPB não pode ficar inerte a um escândalo de proporção nacional. Ele também reforçou que é indiscutível a instauração de uma CPI para apurar a fundo o caso.

“Ano passado, logo após as primeiras denúncias veiculadas na imprensa nacional sobre o Jampa Digital, eu encaminhei ao Ministério Público Federal pedido de providências a respeito do caso e o órgão prontamente me respondeu afirmando que a Polícia Federal já havia instaurado procedimento investigatório junto à Prefeitura de João Pessoa para apurar o caso. Farei minha parte para que todos os fatos sejam esclarecidos”, declarou.

Punição e restituição dos bens

Para o deputado Gervásio Maia (PMDB), para que seja tomada qualquer medida, é preciso que os parlamentares tenham acesso ao relatório da PF, para que a partir dessa análise detalhada de todos os documentos, possam fazer os encaminhamentos necessários a exemplo da CPI. “A ALPB fará tudo que for necessário para punir os culpados e buscar restituição dos bens aos cofres públicos, mas precisamos ter segurança sobre os fatos, para podermos fazer algum juízo de valor”, falou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //