Não se trata de mera especulação, senão fato concreto em possibilidade real com a ascensão do diplomata Marcelo Costa, natural de João Pessoa, como eventual substituto da ministra Gleisi Hoffmann na Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal.
É que, como se especula com fundo de verdade em Brasília, Gleisi deve deixar o comando da SRI em abril para ser candidata ao Senado pelo estado do Paraná como reforço estratégico a um futuro projeto de reeleição de Lula.
A rigor, Marcelo Costa é diplomata de carreira, nome qualificado no Itamaraty mas que tem contribuído com as articulações políticas recentemente assumindo, aliás no último dia 5 de dezembro, o comando da secretaria-executiva da pasta. Até então, ele ocupava o cargo de chefe de gabinete da ministra. Na prática, ele é considerado um quadro com boa interlocução com senadores e deputados.
UM DIPLOMATA POR CONVICÇÃO
Marcelo Costa teve originalmente a profissão de médico, a partir da influência familiar especialmente do pai médico Vamberto Costa mas, no decorrer dos anos optou pela Carreira Diplomática cursando a estrutura da Escola Rio Branco consolidando-se como um dos melhores quadros da Diplomacia.
Além de contribuido com Governo Dilma na área, ele foi responsável no Governo Haddad por responder à Assessoria para Assuntos Internacionais do Governo municipal de São Paulo.
Eis, de fato, um quadro de valor.
NO SHOW DE CHICO
Recentemente ele foi visto no show de Chico Cesar no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, apresentando o projeto da Orquestra Prima envolvendo estudantes de música do Governo da Paraíba.
ÚLTIMA
“O olho que existe / é o que vê”