Seja para o que for a expressão “entrar com o pé direito” significa começar bem. Para muitos não passa de uma superstição. Mas, tem gente que faz disso um ritual, e faz uso para tudo que for iniciar.
A origem dessa expressão vem dos romanos. Os promotores das festas, naquela época, solicitavam que seus convidados entrassem com o pé direito porque assim acreditavam que ficariam livres de acontecimentos desagradáveis durante os eventos. No conceito deles esquerda e direita, representavam o mal e o bem. Daí essa exigência.
As crenças e superstições são heranças culturais que passam de geração a geração, e as assimilamos como um código de comportamento a ser obedecido. Acreditamos fortemente na relação causa e efeito dessas posturas. Não deixa de ser uma manifestação de insegurança, por isso, quase sempre, tem um caráter defensivo, de autoproteção.
Um exemplo característico é no romper do novo ano, após a contagem final todos põem no chão, em primeiro passo, o pé direito, simbolizando começar bem o ano que se inicia. Porém, essa expressão popular tomou outra conotação, o simbólico, quando algo é aprovado, seja um concurso, um empreendimento, um projeto, um sonho entre outros, costuma-se dizer que “entrou com pé direito”, sinalizando o sucesso, a vitória daquilo que se esperava.
Como vemos, não precisa ser literalmente o entrar, num ambiente, com o pé direito, também vale no sentido figurado.
* Integra a coletânea de textos que intitulei “REFLETINDO A SABEDORIA POPULAR (ditados, expressões e provérbios)”.