A violência e a imagem de Manaíra na ótica infantil

{arquivo}PIPA – Tomada de turistas europeus e do Sudeste brasileiro, a praia mais badalada do Rio Grande do Norte se mantém se reinventando para se manter no TOP da preferência, em cima de diversos fatores como o exotismo, multiplicidade de opções de consumo e lazer, gente bonita, etc, que até reclamam do preço alto entretanto “invadem”as ruas estreitas do lugar. Mas, no fim-de-semana, me chamou a atenção o diálogo de um garoto de 6 anos com turistas que conheceu na mesma Pousada da dita praia.

O jovem menino, desembaraçado, foi fazendo amizades no lugar até se deparar com um casal, que se interessou em saber mais do “novo e jovem amigo”. Falaram sobre vários assuntos, mas um me intrigou quando lhe perguntaram onde ele morava. De pronto, respondeu:

– Moro num lugar tomado de bandidos – o que surpreendeu, sobremaneira, aos turistas e a mim ouvindo o depoimento improvisado do garoto provocando certo espanto.

O local a que ele se referia era o bairro de Manaira, em João Pessoa, com base em relato e vivencia pessoal com a violência porque tanto sua mãe, como seu pai, tio, outros parentes já foram assaltados inúmeras vezes por delinqüentes comumente oriundos do Bairro São José. A Polícia sabe disso, tem a ficha de todos, mas são os cidadãos de bem que vivem em crise existencial com o volume da violência no local.

Só que eu não sabia da extensão de como problema tem se agravado por amedrontar nossa geração futura!

É tão forte que já impressiona e traumatiza nossas crianças, nossa juventude indefesa sem amparo nem proteção policial. Rafael, um menino antenado com o mundo, já viu sua jovem mãe ser assaltada em Manaira por varias vezes a levando a um trauma e necessidade de tratamento psicológico porque não consegue mais passar pelas ruas onde foi abordada pela bandidagem envolvida com crack e outras drogas mais temendo reviver o absurdo do assalto em plena luz do dia.

Pior de tudo, é ver as autoridades em todos os níveis, inclusive policiais, considerem isso algo normal, inventam até estatisticas decrescentges, mas sem aplicar nenhuma ação articulada e permanente com êxito para barrar essa onda que assusta a todos indistintamente.

Daí a indagação: o aparato policial do Estado está perdendo de vez a guerra contra a bandidagem? Por que se mantém em alto índice a quantidade de assaltos em Manaira? Nesse diapasão, por que até os equipamentos oficiais, como as escolas do bairro, continuam sendo invadidas mas sem nenhuma reação articulada, repito, dando a impressão de que ou estão fazendo “corpo mole” ou os bandidos se mantém vencendo a guerra.

Será que é isso? Será que o Secretário de Segurança ainda se dispõe a justificar o injustificável? Enfim, quando o aparato policial vai criar vergonha na cara para fazer voltar reinar a paz entre os habitantes de Manaíra?

Aguardamos respostas e solução, antes que a gurizada toda de Manaira, como meu neto Rafael, percam de vez a esperança de viver longe dos bandidos, donos de seu pequeno espaço de viver.

Escolas invadidas, professores assaltados

Ainda continua internada uma professora da Escola Municipal Nazinha Barbosa, recém transferida para o educandário de Manaira, vitima de assalto de um rapaz visivelmente drogado.

Quase defronte à escola, diante da reação da professora que viu sua bolsa ser arrematada, o delinqüente a agrediu o suficiente para quebrar maxilar, ter aprofundamento no crânio e diversas escoriações.

Esta é a mesma realidade vivida por outras escolas do Governo e até privadas, agora tendo que contratar segurança privada para garantir a ida e vinda dos pais e alunos porque a omissão da Policia tem criado problemas imensuráveis.

Até quando os moradores vão viver esse clima de guerra e de dependência dos bandidos soltos sob os olhos policiais?

Chega de impunidade e de ação insuficiente para intimidar e conter a bandidagem!

Em tempo

A civilidade e a coerência exigem que não se pode acusar especificamente o Secretário de Segurança como responsável único desse grave problema. Todo mundo sabe que é conjuntural, mas depende, porque a Inteligência da PM e da Civil conhece bem a situação de Manaira em torno da São José, bem como dispõe de dados sobre quem são e onde se escondem essa gente aterrorizadora.

Se isso é verdadeiro por que não agem e resolvem diante da força da lei?

ÚLTIMA

“Essa onda de assaltos / está um horror…”

 

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo