Está claro que o tabuleiro da sucessão na Universidade Federal da Paraiba começa a se formar definitivamente com as ações de bastidores promovidas pelas principais lideranças acadêmicas dispostas à disputa na mais antiga e importante instituição de ensino superior do Estado.
Nestes últimos dias, identificamos algumas mobilizações silenciosas ou não, como se deu com a professora Lucia Guerra reunindo dezenas de figuras ligadas aos vários centros da Universidade lá na ASIP – entidade dos aposentados da instituição. Deu gente e reproduziu animação.
A professora Margareth Formiga também gerou ações, depois do lançamento anunciado até em jornais locais, participando de encontro da Marçonaria – algo que nada tem a ver com a disputa mas é entidade com ação silenciosa.
O mesmo dir-se-ia do professor Luiz Renato produzindo evento de discussão sobre Academia e Mercado no Campus I, lá no CT – sua principal base eleitoral.
Mas, o que se aguarda mesmo de expectativa é a ação futura da professora Cida Ramos, indiscutivelmente nome identificado com as lutas desde o DCE e CCHLA sabendo-se que até de marketing ela está cuidando.
Do ponto-de-vista eleitoral será necessário entender ainda o que cada um dos nomes citados vai poder empreender de saldo positivo nos vários Centros porque cada um tem uma origem distinta, embora o processo de persuasão pode gerar novidades.
Aguardemos.
