Os principais atores da política na Paraíba têm recebido aferições sobre a performance das lideranças do Estado, especialmente em João Pessoa e Campina Grande, cujo conteúdo gera projeções a admitir que deve haver mudanças no rumo do processo sucessório em 2012.
Antes de qualquer juízo de valor, lembremos que as pesquisas povoam birôs privilegiados, embora poucos tenham buscado dar visibilidade aos números.
Nesse processo de avaliação, ainda não vislumbro melhor clareza sobre um dos principais eleitores do Estado, no caso o ex-governador Cássio Cunha Lima, este visivelmente afetado com a demora da posse no Senado. Por ele ser líder especial certamente que de sua posição resultará desdobramentos importantes, mesmo que na atualidade ele esteja com fastio e pouco fala sobre isso.
Mas, retomando as pesquisas, os números em torno do Governo Ricardo Coutinho em João Pessoa e Campina, em termos de avaliação de seu desempenho, são muito preocupantes porque revelam desgaste expressivo em pouco tempo de gestão.
É este desempenho que repercutirá na sucessão, especialmente de João Pessoa, onde ele vai investir todas as fichas possíveis porque desta sucessão resulta seu futuro político na Paraíba.
Por conta desta condicionante super-especial, Ricardo vai precisar se debruçar sobre os números desfavoráveis na atualidade ao seu principal aliado, o prefeito Luciano Agra, podendo em face desta conjuntura passar a construir Planos alternativos – A ou B, porque periga a projeção de futuro com base na atualidade.
Embora ninguém assuma, nos bastidores do núcleo mais próximo do governador já se fala em investir na possibilidade de candidatura do deputado federal Luiz Couto, do PT, um de seus principais aliados. Há ainda a menção de nomes como Nonato Bandeira e o vereador Bira, mas a primeira opção parece estar fluindo mais.
Seja como for, Luciano Agra é de fato o nome tratado como candidato à reeleição mas ninguém se assuste se no decorrer dos dias haverá a mudança do nome.
A sucessão da Capital se transformou em questão de vida ou morte política para o governador.
Mudanças de rumo no Eleitoral
Impressiona o volume de informações que estão sendo sistematizadas por um Multimídia famoso. É bomba para todos os lados.
Independentemente disso, realça a participação do jovem Rafael Germano atuando com destaque no processo de reversão de um dos últimos processos assessorado por um procurador e um secretário importantes.
Estão captadas importantes mensagens em direção à Brasília. E vice-versa.
Vamos aguardar agora o futuro de um Município do litoral sul, na terça-feira.
Mauricio Burity avalia candidatura
O empresário Mauricio Burity, filho do saudoso governador Tarcisio Burity, estará reunindo a família nos próximos dias para decidir se será ou não candidato a vereador em João Pessoa.
Enquanto isso não acontece, ele tomou a decisão de assinar ficha de filiação ao PMDB abonado pelo ex-governador José Maranhão.
A volta de Carlos Gláucio
Quem decidiu ser candidato a vereador na Capital foi o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Carlos Gláucio. Ele confirmou esta condição em contato com o Colunista.
Carlos Gláucio,de postura elevada na cena política, será candidato por recomendação de Maranhão.
Umas & Outras
…Edificio Paraná, no centro da Capital: o novo espaço privilegiado do Poder.
ÚLTIMA
“Na volta/ ninguém se perde…”