Se confirmado, como se está afirmando nos bastidores do Senado com freqüência desde ontem à noite, a partir de segunda-feira quem vai cuidar da administração da Casa Alta do Congresso Nacional é o senador paraibano Cícero Lucena, espécie de “prefeito” da instituição.
O “prego foi batido ontem”, depois de muito arranca-rabo no seio tucano, que vive uma fase de desencontros internos – melhor dizendo, de crise entre as alas comandas por Aécio/Alkmin e Serra.
A ascensão de Cícero significa a consolidação e tradição de paraibanos nas ultimas legislaturas estarem ocupando o cargo. No mandato ainda em curso quem lá esteve foi Efraim Morais, da mesma forma que, antes ainda, Ronaldo Cunha Lima.
Trata-se de um posto muito importante e também visado ao extremo, por isso o “caboclinho” precisa tomar cuidado para entrar na pauta da Grande Imprensa que, diferentemente da daqui, bate sem dó nem piedade quando se está diante de um parlamentar nordestino.
De sorte que, no mínimo, é desejar boa sorte. A conterraneidade impõe o zelo e respeito à ascensão distinta dos paraibanos.
RN: ainda a disputa pela Primeira Secretaria
Uma verdadeira engenharia de articulação está sendo feita para tentar acomodar oposição e governistas na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A principal disputa do momento é a Primeira Secretaria. E para ela, o deputado eleito Hermano Morais desponta como o favorito na disputa para a Primeira Secretaria.
Na lista dos quatro nomes enviada ao deputado estadual Ricardo Motta (PMN), candidato único à Presidência da Casa, estão, além de Hermano, Nélter Queiroz, Gustavo Fernandes e Poti Júnior.
PE: João Paulo, sem cargos, tem apoio no Twitter
Sem grupos em cargos políticos, seja na Prefeitura do Recife ou no governo do estado, o ex-prefeito e deputado federal eleito João Paulo contou com a solidariedade virtual para se blindar de mais um ataque de seu próprio partido, o PT.
Dessa vez, a origem das críticas foi o presidente municipal, Oscar Barreto – o mesmo que o chamava de ´comandante` no passado.
Ontem, durante todo o dia, aliados, amigos e até parentes de João Paulo fizeram uma mobilização no Twitter (rede de microblog) para defendê-lo das acusações feitas por Oscar em almoço da executiva municipal na última terça-feira. Na ocasião, Barreto disse que João Paulo brigou com o prefeito João da Costa (PT) porque deixou o cargo, em 2009, mas queria continuar mandando na PCR.
JCOnline: prefeito de Caruaru foge da Justiça
O vereador de Caruaru, Diogo Cantarelli (PSDB) concedeu várias entrevistas na manhã desta quinta-feira (27), acusando o prefeito José Queiroz de enganar um oficial de justiça e sair pelos fundos do prédio da Prefeitura para não receber a liminar que suspendia os trabalhos de demolição da Vila do Forró de Caruaru.
“Arbitrariamente, o prefeito José Queiroz tomou uma decisão infeliz e derrubou de forma ilícita o espaço do Parque de Eventos”, disse Cantarelli.
CE: meio ambiente sem apoio
Com o máximo cuidado para não causar maiores desentendimentos com o Governo, a chefe da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Lúcia Teixeira, criticou a falta de suporte dado pelo Executivo ao órgão.
“É impossível um Estado como o nosso, que (…) não dá suporte a uma instituição estratégica como essa”, disse ontem, em entrevista exclusiva ao O POVO.
Alagoas: agentges penitenciários em breve
Os agentes penitenciários que mantém a greve iniciada desde de sábado, 22, reuniram-se com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) na manhã desta quinta-feira, 27, para tentar achar uma solução para a paralisação da categoria.
Além do encontro com a presidência da OAB/AL, o comando de greve tem encontro previsto para a tarde de hoje com o Coronel PM Dário César, recém-empossado secretário estadual de Defesa Social, segundo a assessoria de comunicação da pasta.
SE: Deda se reúne com Dilma
Os governos dos estados do Nordeste querem saber quais os compromissos prioritários da presidenta Dilma Rousseff com a região. Por isso, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, aproveitou a audiência com Dilma, ontem, em Brasília, para confirmar a participação dela no Fórum dos Governadores do Nordeste, marcado para fevereiro, em Aracaju.
O tema principal [do Fórum de Governadores] será a política do governo Dilma para o Nordeste, disse Déda. “Queremos ouvir da presidenta quais são os compromissos prioritários que ela terá com a região. Segundo ele, os governantes da região querem informações sobre os investimentos já iniciados e qual será a prioridade que o Nordeste terá na agenda nacional nos próximos quatro anos.”
BA: Ministro da Justiça faz proposta a Wagner
O enfrentamento dos índices de criminalidade e violência na Bahia foi discutido ontem, durante um encontro entre o governador Jaques Wagner (PT) com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na Governadoria, Centro Administrativo.
O ministro foi a Salvador com o propósito de firmar uma aliança com o gestor petista para o combate aos crimes no estado. A ação envolve outros estados brasileiros.
ULTIMA
“Um dia lá no morro/ pobre de mim/
queriam minha pele para tamborim…“