O deputado federal Luiz Couto anda quieto, mas nem de longe parado. Basta uma conversa de poucos minutos para entender que ele está decidido, por exemplo, a encarar o debate visando levar o PT ao arco de apoios do governador eleito Ricardo Coutinho, embora não seja tarefa tão fácil como imaginam alguns de seus assessores.
Vai enfrentar muita dificuldade nessa tentativa, pode até perder a queda-de-braço novamente, mas está fazendo de tudo para reverter a desvantagem que tinha e ainda parece ter em termos de alianças dos vários campos internos no PT.
Luiz Couto quer reconquistar o poder político no partido diante do presidente estadual, Rodrigo Soares, sabendo que está diante de um jovem timoneiro com experiência bastante para enfrentar qualquer desafio, por isso joga com a mesma tática enxadrista de saber os passos dos adversários.
Pelo menos algumas premissas nesse front futuro ele já decidiu: não admite sob hipótese nenhuma ser Secretario de Segurança do Estado, não quer falar agora de disputa para a Prefeitura de João Pessoa, embora não seja uma hipótese inteiramente descartável, mas quer criar musculatura interna no PT para vôos mais altos.
Ora, se já está bastante ‘viajado’, com idade avançada, o que pode fazer um homem desse tempo de vida querer para o futuro próximo? Esta é a pergunta, que passa pelo partido e, quem sabe, a admissibilidade de quem sabe um dia possa disputa um cargo majoritário. Será a Prefeitura? Alguns juram que isso, outros dizem que não, mas Luiz Couto anda muito ativo, pra lá de Marrakesh.