A segunda-feira chega como uma data muito diferente das demais, exatamente porque, neste dia, os Estados receptores de águas do Rio São Francisco Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e o Ceará resolveram ir as ruas para defender a transposição de água para 6 milhoes de pessoas afetadas pela escassez do líquido há anos.
Como os Estados doadores Bahia, Sergipe e Alagoas se articulam faz tempo para impedir o projeto, não resta outra alternativa aos maiores interessados em assegurar água de beber aos seus sertanejos, senão cair em campo para tentar emplacar o que o Governo Lula projeta com ousadia e decisão.
No caso da Paraíba, as articulações estão sendo puxadas para o Teatro Bangüê reunindo representantes de todas as áreas e segmentos da sociedade paraibano.
Ates mesmo o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, já anunciou que se for convidado para se incoporar com a luta. A Secom do Estado disse que o convite ao alcaide da Capital havia sido expedido, logo imagina-se que ele possa estar prsente.
A expectativa, contudo, recai sobre se a outra parte da Oposição liderada pelo senador Jose Maranhão se fará presente, embora seja presumível imaginar que não, o que desqualifica em parte (e muito) o discurso do parlamentar/líder em favor do Estado.
O fato é que a Paraíba não pode ser dar ao luxo de brigas particulares se sobreporem a lutas maiores, como é a da Transposição.
Vamos acompanhar e relatar quem está ou não comprometido com a luta.
