Manobra pró suplentes

Rio de Janeiro – Mesmo à distância, apenas no campo geográfico, dá para perceber, sem dificuldades, os novos passos do governador Cássio Cunha Lima para manter sob animação todos os aliados, especialmente os suplentes que gozam de alguma tradição ou cumplicidade comprovada com o grupo.

É o caso, por exemplo, do que se aplica neste momento à ascensão do jornalista Ricardo Barbosa na Assembléia Legislativa produzindo um malabarismo de alto grau, somente possível quando se tem decisão de contribuir mesmo com seus aliados em condições de mais frágeis, como se dá para quem está na suplência.

Basta levar em conta a macro articulação que precisou ser feita para dissuadir o vereador Aníbal Marcolino fzendo-o renunciar ao mandato de deputado estadual, pois com a licença de José Aldemir era o parlamentar – médico quem deveria assumir, assim como José Luiz Júnior, na escala também com um degrau a mais do que Ricardo, ou seja, somente com a desistência dos dois se efetivará a ascensão de RB.

Parece caso simples, mas não é. Lembra dias atrás a mesma “operação SOS aliado” que Cássio processou em relação a João Fernandes dando-lhe mandato quando o titular Artur Cunha Lima recuou assumindo a Secretaria de Representação em Campina Grande.

Os casos agora citados se somam a diversos outros, como se deu com Inaldo Leitão e Ricardo Rique desde o início do mandato precisando fazer Armando Abílio e Ronaldo Cunha Lima secretários de governo permitindo assim que os dois suplentes passassem o mandato inteiro, exceto durante alguns dias dos anos anteriores.

Fica evidente, portanto, que o governador zela na extremidade possível com o compromisso de prestigiar seus aliados numa proporção diferente de seu principal antecessor, senador José Maranhão, que não conseguiu chamar José Luiz Clerot para a titularidade, mesmo sendo ele primeiro suplente, como também deu problemas até convocar Jacinto Dantas na Assembléia Legislativa.

São situações distintas, cujos processos falam por si só.

Em Recife

O periscópio da WSCOM Online detectou, ontem, que Ricardo Barbosa localizou José Luiz Júnior, vice-prefeito de Campina Grande, no Recife para tratar de expedição de documento renunciando ao mandato de deputado estadual.

Zé Luiz argumentou que preferiu ficar na vice-prefeitura. Os atos – renúncias saem nesta segunda-feira, no DPL.

Nova dama da Luz I

Em menos de 1 mês à frente da diretoria administrativa, a engenheira Aracilba Rocha já disse a que veio. Enquadrou todos os setores em normas de transparência absoluta, tanto que seu gabinete tem as portas abertas e lá ninguém tem conversa reservada.
– Sei o quanto tudo que falo tem de repercussão, inclusive com os olhos maus em cima de mim, por isso resolvi deixar tudo às claras, ou seja, quem quiser falar comigo pode falar como que de interesse de todos – argumentou.

Nova dama da Luz II

Aracilba “revolucionou” a Eletrobrás reunindo, pela primeira vez na atual gestão do Governo Federal, todos os funcionários da sede central, na Praia do Flamengo, expondo claramente a política de pessoal e a sua decisão de até o final do mandato deixar o Plano de Cargos e a política salarial resolvidos.

Na semana passada, também de forma pioneira, ela reuniu todos os sindicatos das empresas co-relacionadas com a Eletrobrás, em Furnas, e disse que está aberta ao diálogo e vai buscar gerar harmonia nas negociações salariais.

Agindo assim, Aracilba marca época na empresa.

Novos nomes na Prefeitura

Entrou em contagem regressiva, o prazo para o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, anunciar os novos nomes das Secretarias e órgãos do governo municipal em vacância.

Sttrans, Secretarias de Ciência e Tecnologia, Educação, Habitação Social são os setores a atrair muita expectativa.

Tem gente que se não for indicada agora vai passar outro tempo sem dormir direito.

Umas & Outras

…Para conferir: a Eletrobrás decidiu iluminar as principais igrejas do País. Na Paraíba, as escolhidas são a Basílica (antiga Catedral ) e a de Campina Grande.
.
..Detalhe: a idéia acatada foi do senador Ney Suassuna.

…Tem mudança à vista no comando de um banco recém instalado na Paraíba. No decorrer dos dias, vamos dar detalhes.

…O executivo Carlos Daniel, paraibano natural de São João do Cariri, está entre os dirigentes de cúpula do Sindicato das Bancas de Revistas e Jornais do Rio de Janeiro. Ex-presidente é ele quem dá as cartas finais, ao lado do advogado Santino.

…Não é 100% algodão o clima naquele setor de turismo.

…Aliás, na PB-Tur o diretor de marketing, Iramirton Moura, agrega novas experiências, mas só não deixou o cargo por insistência dos “peso pesados” do governo. Ele tem sido convidado para a iniciativa privada.

…São muitas, podem anotar, as novidades que vêm por aí.

…O Plano de Demissão Incentiva do Sebrae/PB chega ao desfecho nesta semana. São 13 já os que aderiram.

…Nesta segunda-feira, a Paraíba estará diante de ato político importante em solidariedade ao ex-ministro e deputado federal José Dirceu. Justiça é o que ele busca, afora a capacidade de trabalho seja igual a de um bicho-ferra sem medo de encarar adversidades.

…As últimas ações devem lhe render a manutenção do mandato, o que era impossível imaginar dias atrás.

…A ex-KGB ( inteligentzia russa) foi ressuscitada na Paraíba para identificar e impedir que radicais joguem ovo podre em José Dirceu, conforme manifestação feita por um manifestante ao Portal.

…Hoje é dia de café-da-manhã do PFL. O senador Efraim Morais vai mostrar o programa do partido a ser exibido durante horário nobre ( Jornal Nacional), hoje.

…No Rio, o contentamento em testemunhar o evento que marcou a inauguração da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas – um espetáculo à parte mantido pelo Bradesco Seguro. Satisfação especial em estar no apartamento do diretor da Transpetro, Álvaro Neto, sob a regência da engenheira Lucinha ( esposa do ex-deputado federal).

…Pode haver reaproximação conjugal importante na cena Paraibana.

…O domingo permitiu que pudéssemos desfrutar de um cooper extenso e histórico, entre o Colunista e o polêmico critico Ipojuca Pontes com direito a sair de Copacabana até Ipanema passando pela Lagoa na direção do Canta Galo até chegar de novo à velha Copa.

…Pareciam roteiro de filme os temas tratados sem parar. Ipojuca está sem preparando para lançar novo livro.

… Quinta-feira passada, Caetano Veloso foi visto com Totonho em premiação do Rapp e ainda noitada em restaurante na famosa Copacabana. Disse o neo-poeta-tropicalista. “Vou falar mais, e de bem, do seu belo trabalho, que me foi apresentado pelo Moreno. Ele tem razão, é muito bom seu trabalho” – ouviu Totonho enchendo-se de vaidade comum aos normais diante do depoimento nada fácil.

Última

“Eu vejo novo começo de era/
De gente fina, elegante, sincera…”

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo