Ainda hoje quando algum filósofo da Universidade da Vida, lá na Torrelândia, quer falar em cenário turvo ou confuso, uma das primeiras frases utilizadas tem o significado do título acima desta Coluna.
Isso se aplica, aliás, aos novos resultados nos bastidores da Assembléia Legislativa na indicação dos novos presidentes das Comissões temáticas, especialmente nesta terça-feira.
Não há mistério para compreender tudo, embora haja complicações, no momento em que o G-6 peitou a orientação do governo mantendo posição fechada com a Oposição elegendo o deputado estadual Bosco Carneiro na CCJ gerando, por conseguinte, a derrota do deputado Artur Cunha Lima e do governo.
Quando viu o resultado estampado na posição dos blocos de Oposição com o G-6 este último com candidato diferente do Governo restou à base aliada manobrar para não comparecer à sessão tentando impugnar a votação que deu Bosco Carneiro na cabeça.
Artur diz que vai recorrer, mas dificilmente obterá êxito porque a convocação para a eleição respeitou o regimento interno da Casa.
Danado é que essa aliança frágil do G-6 com a Oposição não duru muito pois, em seguida, eles divergiram no encaminhamento da Comissão de Orçamento. Na prática, os oposicionistas não aceitam o nome do deputado Lindolfo Pires porque neste caso se solidarizam com o deputado Tião Gomes.
Portanto, como não há consenso nesta Comissão, a Oposição lançou o nome da deputada Francisca Mota pensando em ter o voto do PT gerando quadro confuso porque o Governo deve gerar pressão para emplacar seu candidato, agora tendo o apoio do G-6 (1 voto na comissão).
Ou seja, à exceção do PT, todos com assento na comissão de Orçamento querem eleger seu candidato de preferência, embora neste caso nem o Governo, nem a Oposição nem o G-6 são majoritários, daí a incógnita sobre o futuro desta eleição.
Pelo menos, como dado evidente, o Governo precisa rever seu pacto de relacionamento com o G-6 porque, pela primeira vez, não teve comando absoluto da situação. Isso é ruim.
Resultados
A terça-feira, data do aniversário do governador Cássio Cunha Lima, foi ocupada por cumprimentos de todos os níveis. Mesmo assim ele manteve a rotina de trabalho, tanto que viu efetivada novas promoções na Policia Militar, bem como o reforço do policia mento na Micarande e ainda a repercussão da exoneração de delegado de Patos por ter se metido em confusão com outro delegado de Lagoa Seca.
Ontem, ainda, viu a área de Infraestrutura deflagrar novas ações para construção de casas em Alagoa Grande.
Sem mudança
O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, já avisou que vai reunir sua equipe no sábado para avaliar os 100 dias de governo. Mas, em entrevista ao WSCOM Online, ele já antecipou que não vai mudar nenhum secretário, como especula-se na mídia.
A área de comunicação anuncia o lançamento de jornal mensal avaliando, sem evidenciar o personalismo, o saldo dos 100 dias sob a ótica da administração.
O Governo vai mostrar uma coisa, mas já há quem veja diferente do que concebe o prefeito. Os próximos dias vão expor o contraditório, a essência da dialética tão exaltada por Ricardo.
Sarando ferida
Já Veneziano Vital, prefeito de Campina Grande, ocupou espaços na mídia de João Pessoa dando ênfase ao respeito que diz nutrir sob a administração de Cozete Barbosa. Deixou claro seu desejo de superar queixas fortes dos aliados da ex-prefeita acerca da forma como estavam tratando a líder petista.
Ele voltou a falar em dificuldades financeiras, mas poupando Cozete e atribuindo tudo ao processo histórico.
Sem nomes
Veneziano disse ainda que ainda não tem nome para a hipótese real de saída do Secretário de Finanças, Levi Leite, para assumir a Secretaria Executiva do Ministério da Previdência.
Ele confirmou informação repassada em primeira mão pelo WSCOM Online de que recebeu telefonema do Ministro Romero Jucá solicitando a liberação de Levi, que acontecerá.
Ao agir assim, o prefeito resgata a importância do que significou Cozete, antes e depois da campanha, portanto, não mereceria o tratamento acre recebido.
Lula na Paraíba
O senador Ney Suassuna, líder do PMDB no Senado, confirmou estar em plena operação para trazer o presidente da República, Luiz Inácio Lula Silva, a uma manifestação em favor da Transposição do São Francisco.
Pombal é outro município a abrigar no próximo dia 12 com manifestação no mesmo diapasão.
A fala do novo diretor
O novo diretor de assuntos estratégicos do Banco do Nordeste, Augusto Bezerra, só tomará posse na segunda-feira, quando da reunião do Conselho Administração, em Fortaleza.
Ontem, em conversa com o Colunista, ele informou que vai trabalhar de forma suprapartidária, mas inteiramente dedicado a incentivar novos projetos e recursos para os estados nordestinos, especialmente a Paraíba.
– Sou levar minha experiência ao conjunto dos diretores afirmou ele.
Shopping vai crescer
O empresário Manoel Gaudêncio, proprietário do MAG Shopping, já está com o Alvará da Prefeitura de João Pessoa para iniciar mega reforma naquele empreendimento.
São mais 10 mil metros quadrados de construção para ampliar o número de lojas, o estacionamento e outros equipamentos visando atrair mais público-consumidor.
Umas & Outras
…O deputado federal Wellington Roberto, presidente do Partido Liberal, pode encontrar turbulência em breve por conta do comando da legenda.
…É que Inaldo Leitão e Ricardo Rique, sobretudo o primeiro, andou conquistando apoio fortíssimo. Na seqüência daremos nomes aos bois ao boi, no singular.
…O Botafogo está anunciando uma promoção especial para quem comprar uma cartela do Estrela da Noite, ou seja, terá acesso gratuito ao estádio Almeidão no domingo quando do jogo com o Atlético de Cajazeiras.
…Basta mostrar a cartela autenticada.
…O ex-vereador Marcos Vinicius é interlocutor de Cícero Lucena nos bastidores de forma continua.
…Os principais lideres do PT na Paraíba, da tendência Articulação, estão confirmando viagem na sexta-feira para tomada de decisões importantes devendo chegar até à reeleição de Lula.
Última
…Numa flor que tem espinho/ você pode se arranhar…
